domingo, 20 de abril de 2014

Eleições 2014: PT tenta resgatar, a qualquer custo, discurso ideológico perdido ao longo de 12 anos no poder; “O PCdoB fez uma aliança com o atraso”

Fonte: Brasil 247
Quando o PT venceu a eleição, com Luis Inácio Lula da Silva em 2002 contra o PSDB, ainda foi em cima de um discurso ideológico contra o neoliberalismo. Em 2014,  para reeleição da presidente Dilma Rousseff, o Partido dos Trabalhadores luta - a qualquer custo, resgatar o velho surrado discurso ideológico para tentar vencer a eleição. Não cola mais. Doze anos depois os petistas não mudaram nada do programa de governo dos tucanos. E por esse fato perderam o discurso.
Aquele discurso raivoso,  contra as privatizações,  era só da boca para fora. Nenhuma empresa privatizada foi estatizada novamente. Sem falar que  os petistas ampliaram ainda mais a venda do patrimônio público. Só que com um neologismo para escamotear a realidade, ou mesmo com um termo adaptado à conjuntura. Ao invés de privatização o termo usado é a concessão pública. Que na prática é a mesma coisa.
Como não mudaram nada na política econômica dos tucanos que criou o Plano Real e estabilizou a moeda, eles ficaram sem ter o que falar no período eleitoral. Sem o blá-blá  ideológico  contra o PDSB, os petistas estão perdidos. Eles só sabem atacar. 
A luta agora entre PT X PSDB não mais ideológica.  É só pelo  poder. O poder  pelo poder. E nesse jogo o PT sabe que os tucanos levam vantagem pelo fato de ter feito reformas importantes para o Brasil.  O erro do PSDB é o medo e a covardia de assumir o que fizeram pelo Brasil .
Aqui no Maranhão a união do PCdoB com o PDSB   para as eleições  de 2014, Flavio Dino foi criticado, por  supostas lideranças do PT, por ter se aliado aos tucanos numa coalizão de forças para tentar vencer a Oligarquia  mais antiga do Brasil . “O PCdoB fez uma aliança com o atraso”, diz Berenice Gomes ligada ao PT do Maranhão que apóia o Grupo Sarney  e o candidato do PMDB Edinho Lobão. Não se sabe de qual  atraso ela fala...
Outro fato notório que comprova o desespero da falta de discurso  e argumento dos petistas para combater os tucanos é jogar a culpa na  imprensa. Os rótulos vão de "imprensa vendida", à "imprensa golpista". Tudo pelo fato de alguns veículos de comunicação não concordar com os desmandos de corrupção que tomou conta do Brasil nos últimos 12 anos. O medo que o Brasil tem dos petistas é pelo fato deles terem sido estilingue a vida toda. E até hoje não se sentem bem sendo vidraça. Não convivem bem com a crítica! Isso é um perigo quando se tem um projeto político para se perpetuar no poder!


Um comentário:

  1. Belíssima matéria Varão. Você relatou em sua total essência a conjuntura atual da política estadual. Parabéns.

    ResponderExcluir