segunda-feira, 27 de maio de 2013

PACTO POR SÃO LUIS: DISCUSSÃO DEIXA DE FORA GOVERNO DO ESTADO, PREFEITURAS DA RAPOSA, RIBAMAR E PAÇO DO LUMIAR

pacto sem impacto

A saída para os problemas de São Luis passam pela solução dos problemas da Grande São Luís. O “Pacto por São Luís” lançado agora a pouco pela prefeitura da capital maranhense não tem rumo. O evento está acontecendo nesse momento no auditório da Assembléia  Legislativa. O que chamou atenção no evento foi a ausência de representantes dos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Outro aspecto que despertou  a atenção dos participantes foi a ausência de representantes  do Governo do Estado. Que pacto é esse? Um pacto caolho! Não há como discutir políticas públicas na questão da saúde, do transporte, do lixo, da segurança, da infraestrutura sem falar da metropolização. Sem a união de todos.
esqueceram a metropolização
Se o prefeito Edivaldo Holanda Junior tivesse realmente a intenção de começar a resolver os sérios problemas da capital maranhense usaria o esse pacto para iniciar a discussão sobre  a metropolização da Grande São Luis.  Não vi nada de concreto apresentado pelo prefeito. Nada além de perfumaria.  O que vimos foi uma discussão pobre, sem objetividade e profundidade que possa apontar soluções para os graves problemas da cidade.
deputado entrega projeto ao prefeito: silêncio
Não se vê,  a curto prazo, algo que possa apontar  solução para resolver  os problemas de São Luis sem a união das prefeituras  que fazem parte da Grande São Luis.  No mês de março o deputado Jota Pinto(PEN) apresentou  um novo projeto da criação da Região Metropolitana de São Luis ao prefeito Edivaldo Holanda Junior. Até hoje não se viu uma manifestação pública do prefeito sobre  o assunto.
 O deputado  apresentou uma emenda à Lei da Metropolização da Grande São Luis. No novo projeto    acrescentaria  mais os municípios de Bacabeira, Rosário, Santa Rita e Alcântara.  Com isso a Região da Grande São Luis seria composta por 8 municípios. Hoje sem a metropolização  as prefeituras deixam de receber R$ 120 milhões de reais por ano.



2 comentários:

  1. Não estive no evento, mas pela própria foto postada na matéria, percebi que o nome do evento é "Pacto por São Luís", então não vejo porque o questionamento de não haver outras prefeituras participando, visto que cada uma delas tem seu próprio gestor que devem trabalhar pelo seu município. Em relação a não haver representantes do Governo, qualquer um que acompanha a política do Estado do Maranhão já deve saber o porquê, não precisa ser nenhum gênio. Agora se isso é bom ou ruim para o cidadão ludovicense, é outro questionamento.

    ResponderExcluir
  2. Não tem como falar em pacto por São Luis sem envolver os municípios da Grande Ilha. É preciso se discutir a metropolização. Imagine se você mora em um condomínio e o esgoto no seu apartamento estoura. O problema se torna de todos. Assim são os problemas de São Luis.
    Nota do blog

    ResponderExcluir