terça-feira, 28 de maio de 2013

ENERGIA LIMPA: SANTO ANTÔNIO DOS LOPES COMEÇA A PRODUZIR ENERGIA PARA O SISTEMA DA ELETROBRAS

quarta turbina produzindo energia elétrica
SANTO ANTÔNIO DOS LOPES(MA)- A MPX obteve autorização para iniciar a operação comercial da quarta  turbina, com capacidade instalada de 169 MW, da UTE Parnaíba I. O empreendimento inicial é composto por quatro turbinas a gás, totalizando 676MW, e está localizada em Santo Antônio dos Lopes, Maranhão. A empresa já tem  aval da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso a empresa já está gerando energia elétrica para o Sistema Interligado Nacional(SIN),   da Eletrobras. O projeto de ampliação prevê  instalação de 22 turbinas para consumir parte do gás produzido em Santo dos Lopes.
turbina de gás vista por dentro
O gás natural é captado entre 2 e três mil metros de profundidade.O gás natural é usado apenas para produção de energia elétrica. O que gera de riqueza para o município são os royalties  e a geração de impostos. A desvantagem é que o produto não agrega nada, quando se trata de subprodutos para atração de novos empreendimentos e geração de empregos para a região.   
O empreendimento de geração de energia é formado por  uma parceria 70/30 entre a MPX e a Petra Energia durante 15 anos. O contrato garante uma receita anual mínima total de R$421,2 milhões – base de outubro de 2012 -, indexada ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IBGE).
gás que brota das terras do sertão maranhense
Além da UTE Parnaíba I, a UTE Itaqui, também no Maranhão, e a UTE Energia Pecém e a Solar Tauá, no Ceará, estão gerando energia para o Sistema Interligado Nacional. Além desses empreendimentos, a MPX opera uma usina a óleo diesel no Amapá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário