terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PROPOSTA INDECENTE: FRACASSA A PARCERIA ENTRE GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA DE SÃO LUIS NA ÁREA DA SAÚDE


Edivaldo Holanda Jr e Ricardo Murad: parceria fracassada
O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), rejeitou  a proposta de parceria feita pela governadora Roseana Sarney (PMDB) para ajudar a Prefeitura a gerir a crise no sistema de saúde da capital. 
É no mínimo,  indecente, a proposta do Governo do Estado para a Prefeitura de São Luis. Pelo visto essa ideia de parceria não passou  de politicagem barata da governadora. Na verdade nunca passou pela cabeça da Roseana a ideia de dividir o ônus da saúde em São Luis. A proposta do Governo passa longe da palavra parceria. Trocando em miúdos, se resume num simples fato do Governo tentar passar  para a população que a Prefeitura de São Luis não tem capacidade para gerir o sistema de urgência e emergência da capital.

Também faltou dos gestores da Prefeitura uma contraproposta, ou mesmo uma proposta de fato. Sem projeto ou mesmo atitude não se resolve nada, principalmente numa área tão complexa como a saúde. Até agora não se conhece uma proposta concreta para resolver o caos da saúde em São Luis.
"Nós propusemos assumir a operação do Socorrão II, desobrigando a Prefeitura do atendimento aos pacientes do interior. Com esta medida, e com parte dos recursos garantidos, São Luís poderia reorganizar seu sistema de saúde, enquanto o governo assumiria o atendimento", explicou o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, em entrevista coletiva.
Em ofício encaminhado semana passada, a governadora propôs que o Município repassasse ao Estado o controle do Hospital Clementino Moura, o Socorrão II, e também de parte dos recursos que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) recebe anualmente do Sistema Único de Saúde (SUS), em virtude do atendimento a pacientes de outros municípios encaminhados para a capital. O montante dessas verbas é da ordem de R$ 110 milhões. O Estado queria o repasse de aproximadamente R$ 77 mi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário