quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

COM 68% DO MERCADO DE CERVEJA AMBEV DEITA E ROLA EM CIMA DOS COMERCIANTES DE SÃO LUIS

Com três marcas na liderança do mercado Ambev impõe a lei no mercado de cerveja no Brasil
     Comerciantes e donos de bares de São Luis reclamam do massacre imposto pela AmBev. Por falta de opção todo mundo tem que ficar na mão da empresa. Tudo pelo fato que não é respeitada a Lei Anti-truste que entrou em vigor em maio do ano passado. A nova lei, estrutura o Sistema Brasileiro de Defesa da Livre Concorrência e dispõe sobre a prevenção e repressão às infrações contra a ordem econômica. O principal órgão criado e disciplinado pela legislação é o CADE(Conselho Administrativo de defesa do Consumidor).
      Quando foi criada em 1999, a multinacional da cerveja juntou as duas marcas de maior venda na época no Brasil, Brhama e Antarctica e depois comprou a Skol e a Bavaria. Com isso, a empresa domina o mercado brasileiro ditando as regras de venda e consumo com 68%. O mercado consumidor se divide assim: em primeiro lugar a marca Skol, em segundo a Bhama e em terceiro a Antarctica. Em quarto lugar vem a Skin, que vende bastante, mas ainda tem uma alta rejeição no mercado. Com o mercado dominado a Ambev deita e rola impondo as condições de venda que bem entender. 
      Um conhecido dono de bar de São Luis que não quis se identificar - com medo de represália, diz que antes da Ambev ganhava brindes das distribuidoras, como jogos de mesas, freezers e facilidades para adquirir o produto. Hoje, o comerciante é que tem se virar para atender as exigências da empresa ou corre o risco de ficar sem a cerveja. 
 O que é Truste: Truste é o resultado do capitalismo que forma um oligopólio, no qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização. Truste tem o objetivo de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços.

Um comentário:

  1. A Ambev domina o país e até dificulta a ampliação do setor de cervejas especiais É uma pena, já que o mercado dá p todo mundo!

    ResponderExcluir