quinta-feira, 29 de maio de 2014

Maranhão Natureza: Prefeitura de São Luís e Uema firmam parceria para plantio de mudas ornamentais


mudas de piqui: fruto do cerrado
A Prefeitura de São Luís e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) firmaram parceria para o cultivo de plantas ornamentais na cidade. O processo de cooperação técnica foi estabelecido através do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur) com o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Uema para utilização do viveiro da Fazenda Escola do Campus Universitário Paulo VI. O estabelecimento de parcerias institucionais para garantir a melhoria da qualidade de vida da população é uma orientação do prefeito Edivaldo.
A assinatura do convênio foi considerada como um passo estrategicamente importante pelo presidente do Impur, Luiz Borralho, para o desenvolvimento de projetos em resposta aos desafios da cidade. “É importante que convênios como esse se concretizem para que a sociedade esteja envolvida com a melhoria dos espaços públicos de São Luís”, declarou Luiz Borralho.
A parceria com a Uema estabelece o compromisso do Impur em fornecer suporte técnico e serviços para viabilizar o cultivo das mudas. As atribuições do município envolvem o provimento de mão de obra, insumos para produção de composto orgânico, logística, acompanhamento dos trabalhos, entre outras ações.
Com o termo de cooperação, a Uema disponibilizará uma área descontínua de 2.500m² dotada de infraestrutura para o cultivo das mudas e outra área, telada, de 300m². Além disso, os alunos e docentes do Curso de Agronomia desenvolverão trabalhos de extensão para mobilizar as comunidades do entorno da Uema para conservação das mudas que serão plantadas na rotatória de entrada do Campus.
Outros locais que serão beneficiados neste primeiro momento com a parceria são a Praça do Ipem São Cristóvão e a Avenida Lourenço Vieira da Silva. Os locais receberão trabalhos de reconstituição da vegetação arbórea e arbustiva, que serão produzidas no viveiro da Fazenda Escola.
Para a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Francisca Neide Costa, esta parceria possibilitará um importante campo de estágio para os alunos, os quais irão colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, envolvendo a comunidade do entorno da Uema. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário