quinta-feira, 8 de maio de 2014

Lançado em São Luís o Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito

O prefeito Edivaldo Júnior apresentou na tarde desta terça-feira (6), na sede da Prefeitura de São Luís, o Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito. O pacote prevê 26 intervenções de curto, médio e longo prazo para garantia da mobilidade na capital. As modificações serão iniciadas a partir da próxima semana pelo corredor Anil-Centro. Entre as alterações está a criação de uma faixa de 7,2 km exclusiva para ônibus.
“Esse não é um problema que atinge apenas São Luís, mas cabe a nós gestores apontarmos as soluções e apresentamos hoje medidas que vão beneficiar milhares de pessoas. A cidade tem vários problemas, mas a nossa gestão está enfrentado todos com muita responsabilidade e determinação para que possamos superá-los”, declarou Edivaldo Júnior ao apresentar o plano estratégico.
A intervenção no corredor Anil-Centro terá início na avenida Casemiro Júnior no trecho em frente à igreja Nossa Senhora da Conceição. Duas faixas serão utilizadas no sentido do Centro- Cruzeiro do Anil enquanto a terceira faixa será exclusiva para ônibus no sentido oposto. Os demais veículos que trafegariam na faixa exclusiva farão o percurso em via por dentro do bairro com saída nas proximidades do Jaguarema.
Mais em frente, no trecho nas imediações do Cest, uma faixa será acrescentada para ampliar o fluxo Centro-Cruzeiro do Anil, permanecendo uma única para o transporte coletivo público. No João Paulo, das quatro faixas nos dois sentidos do trânsito – Centro-Anil e Anil-Centro – duas serão exclusivas para ônibus.
O secretário de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros, participou da apresentação do plano ao lado do prefeito Edivaldo. Ele informou que outra intervenção que será iniciada nos próximos dias compreende a avenida dos Holandeses e Litorânea. O trecho será alterado a partir da entrada da praia de São Marcos com redução do canteiro da via para facilitar o acesso à Ponta do Farol e Calhau e implantação de semáforo. Também será proibido o estacionamento na Avenida Litorânea no horário das 16h às 21h para desafogar o fluxo de veículos nesse horário.
Outra importante reorganização para o tráfego na cidade, que será implantada em até 60 dias, é o corredor Cohafuma-Renascença-São Francisco. Será criada uma faixa de 4,4 km exclusiva para ônibus. A faixa será possível com a implantação dos retornos de quadra na Avenida Colares Moreira e proibição do estacionamento na Avenida Castelo Branco.
Dentro dessa reorganização do trânsito, serão instalados semáforos nas cabeceiras da ponte do São Francisco. Os equipamentos sinalizarão o sentido de uso das faixas nos horários de maior fluxo, totalizando quatro ciclos diferenciados. Atualmente são realizados apenas dois ciclos, a necessidade de aumento do número foi detectada após análise do tráfego no local feito pela SMTT.
As ações de curto prazo compreendem ainda proibição de estacionamento na Avenida Daniel de La Touche, faixa exclusiva para ônibus na Rua Rio Branco (Centro) e implantação de botoeiras sonoras, que permitirão a deficientes visuais orientação adequada sobre a sinalização semafórica. O secretário Canindé Barros explicou que essas intervenções de curto prazo serão implantadas gradualmente ao longo de 60 dias e que todas serão amplamente divulgadas através da televisão, rádio e panfletagem nas áreas que serão beneficiadas.
Entre as intervenções de médio prazo está a reorganização do trânsito na Avenida General Artur Carvalho, que auxiliará na redução do fluxo de veículos na Avenida São Luís Rei de França. A via passará a ter um único sentido e os condutores poderão utilizar as avenidas Mato Grosso e Oito para retornarem à São Luís Rei de França. O local terá um impacto ainda maior para o trânsito na cidade a longo prazo com a construção da Ponte Pai Inácio que tornará possível a existência de uma via interbairros na região ligando Cohab ao Olho D’ Água, através de vias internas.
“O prefeito Edivaldo Holanda Júnior determinou que fizéssemos uma projeção a curto, médio e longo prazo. Por isso, fizemos essas 26 intervenções para iniciarmos por um dos problemas mais sérios da cidade que é o Anil e assim teremos uma fluidez melhor naquele trecho. Há condições de fazer um bom trabalho e o prefeito determinou que fizéssemos”, declarou Canindé Barros.
OBRAS DE MÉDIO PRAZO
- Avenida dos Portugueses x Avenida Vitorino Freire
- Avenida Colares Moreira (fechamento de retornos e semaforização)
- Avenida dos Franceses x Avenida dos Africanos
- Avenida 203 (Cidade Operária)
- Avenida Jerônimo de Albuquerque (Curva do 90/Novo Tempo)
- Avenida dos Africanos (entrada do Parque Timbiras)
- Avenida Guajajaras x Avenida Lourenço Vieira da Silva
- Avenida Guajajaras x Avenida Santos Dumont
- Avenida dos Holandeses x Avenida Avicênia
- Avenida dos Franceses x Avenida Luís Rocha
- Avenida Carlos Cunha (em frente ao Banco do Brasil)
- Avenida Daniel de La Touche (entrada da Cohama)
- Avenida Jerônimo de Albuquerque (entrada Cohab/Cohatrac)
OBRAS DE LONGO PRAZO
- Corredor de Transporte
- VLT
- BRT
- Avenidas Interbairros


Nenhum comentário:

Postar um comentário