sexta-feira, 30 de maio de 2014

Luta de classe: INSTALAÇÃO DE NOVO SINDICATO REÚNE CERCA DE 400 PROFESSORES DA UFMA



         Com um total de 393 votos válidos, nenhum voto contra e nenhuma abstenção, os professores da Universidade Federal do Maranhão criaram ontem um novo sindicato, o SIND-UFMA, para representar a categoria internamente junto às instâncias da administração superior, e externamente, junto aos órgãos da administração federal e à sociedade civil. Na mesma assembleia, também foi aprovado o estatuto, a comissão provisória que vai preparar as eleições em 2015 e a solenidade de posse do grupo que vai estar à frente dos trabalhos até a aprovação do estatuto definitivo.
A assembleia de fundação aconteceu após vários encontros da categoria com os representantes da Federação dos Sindicatos dos Professores de Instituições de Ensino Superior, PROIFES, ao qual a seção sindical maranhense vai estar vinculada a partir de agora, para definir os parâmetros de atuação do sindicato no Maranhão. A criação do sindicato é uma aspiração antiga dos professores, principalmente, depois que a Associação dos Professores da UFMA, APRUMA, deixou de cumprir com os acordos de carreiras, cargos e salários junto ao governo federal, resultando na deteriorização das relações institucionais, e também depois que o próprio órgão se tornou um espaço de atuação partidária tanto nacional quanto localmente.
         Para os professores, presentes à assembleia, a criação do SIND-UFMA visa estimular uma nova forma de atuação sindicalista, já que os associados vão poder decidir as questões via plesbicito; participar de assembleias on line, ter uma representação de cada campo campi e abrir espaço para as demais instituições de ensino superior que ainda não possuem representações sindicais.
          
        




Um comentário:

  1. Um monstrengo que foi criado pela Reitoria e que já nasce ligado ao Governo. Isso é sindicato de Gabinete que agora vai lutar sem resultado para querer representar uma categoria que não aceita intervenção de Governo em sua representação sindical.Parece até piada Reitor criar Sindicato. kkkk...

    ResponderExcluir