segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Awá-Guajá: Weverton Rocha e Luis Carlos Heinze vão à Justiça fazer apelo por famílias expulsas de terra indígena

Wewerton, com Heinze, juiz Madeira e Emerson da Faema
Os deputados federais Weverton Rocha (PDT/MA) e Luis Carlos Heinze (PP/RS), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), se reuniram, na tarde desta segunda-feira (24), com o juiz federal José Carlos Madeira para intermediar em prol das mais de seis mil pessoas ameaçadas de expulsão da terra indígena Awa-Guajá.
Weverton explica que ele e o presidente da FPA procurarão também as demais instituições governamentais envolvidas no caso, para tentar sensibilizar a todos pela causa. “Viemos fazer um apelo a favor destas centenas de famílias que moram há mais de 20 anos na localidade. Não podemos aceitar que a desintrusão seja concluída sem que estes trabalhadores sejam assistidos pelo poder público”, disse Weverton.
Segundo dados repassados pela Secretaria-Geral da Presidência da República, a estimativa inicial era de que o processo de desintrusão custaria em torno de R$ sete milhões aos cofres públicos. “Com essa verba gasta nesta operação, seria possível reassentar todos estes agricultores”, destacou o deputado.
a expulsão das famílias já começou
Além dos parlamentares, o assessor jurídico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), Émerson Galvão, participou da reunião com o juiz.
Desintrusão - neste domingo (23), o deputado denunciou que o processo de desintrusão da reserva indígena Awá-Guajá foi iniciado dois dias antes do prazo determinado pela Justiça. A data para o início da desintrusão de cerca de 1.200 famílias que residem no local seria a partir desta segunda-feira (24), mas alguns dos pequenos agricultores já começaram a sair de suas casas no sábado passado.



2 comentários:

  1. Há 20 anos esses trabalhadores encontram um local para ficarem com suas famílias, e agora a justiça os retira sem nenhuma moradia. Isso é uma falta de respeito e acima de tudo, de humanidade. Valeu Weverton Rocha por defender essas pessoas. A luta continua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que o senhor não se identifica? O senhi Weverton toma estas iniciativa com fins exclusivamente eleitoreiros!

      Excluir