quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

COMEFC CONSEGUE A PRIMEIRA VITÓRIA CONTRA A VALE: empresa liberou 85 milhões de reais em royalties de minério para investimentos nos municípios consorciados

 
Cristiane Damião: presidente da COMEFC
Depois de oito  meses de existência, o Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás do Maranhão apresentou hoje pela manhã à imprensa os primeiros resultados. O evento aconteceu  no Rio Poty Hotel e foi comandado pela presidente do COMEFC, a prefeita de Bom Jesus das Cristiane Damião.                                         Dos 27 municípios que ficam às margens da Ferrovia Carajás, 21 já estão filiados. Os executivos do consórcio depois de 27 audiências  públicas, mobilização da Câmara Federal, Assembleia Legislativa do Maranhão  e de   reuniões com o presidente da Vale, Murilo Ferreira, conseguiram sensibilizar a empresa para a importância da criação do COMEFC. Com isso o consórcio já colheu os primeiros resultados.
Murilo Ferreira: presidente da Vale
Quando foi criado, o objetivo da iniciativa do consórcio era organizar os municípios  em torno de uma luta comum. Com isso  receber da empresa multinacional do minério uma compensação sócio econômica e ambiental através royalties sobre os impactos provocados pela passagem da ferrovia nos municípios. Já em 2014 a empresa já disponibilizou em crédito para o COMEFC  R$ 85 milhões de reais.

 A contrapartida dos municípios é apresentar os projetos. Nesse primeiro momento os prefeitos já se credenciaram  através do COMEFC,  apresentando  122 projetos para investimentos. O recurso é uma forma de compensar e amenizar  o sofrimento de mais de 1 milhão de habitantes que moram nesses  municípios as margens da Ferro Carajás.. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário