sexta-feira, 1 de março de 2013

SUZANO DESISTE DE IMPLANTAR FÁBRICA EM CHAPADINHA



fábrica da Suzano 
A Suzano  não vai mais se instalar na Região do Baixo Parnaíba. A gigante mundial do papel e celulose desistiu de montar uma fábrica que estava prevista para ser instalada no município de Chapadinha. Alguns fatores foram determinantes para a desistência da empresa de investir na região. Os conflitos sociais e os impactos   ambientais provocados pela implantação do projeto  inviabilizaram economicamente a instalação da fábrica.  Outro fator que foi decisivo para  a desistência  da multinacional  para o município foi a falta de incentivos fiscais e de infraestrutura oferecido pelo do município.
atual prefeita Belezinha
foto: Zeqroz Neto
A prefeita Ducilene Belezinha desconfiou de um acordo firmado entre a os executivos da empresa e a gestão da ex-prefeita Danubia Carneiro. A ex-prefeita tinha oferecido incentivos fiscais para atrair o investimento, estrada e energia no local da fábrica.  Por falta de transparência no acordo, Belezinha não teve como cumprir o acordo. Segundo a assessoria da atual prefeita, a nova gestão não teve como saber como foi feito o acordo, e por isso inviabilizou a instalação .


ex-prefeita Danúbia Carneiro
O impacto ambiental provocado por esse tipo de investimento no Estado,  segundo alguns analistas econômicos, é maior que qualquer retorno financeiro ao município. Um grande projeto como esse deixa muito pouco para o município. A geração de emprego é pequena e os impostos arrecadados também. Com a ocupação de grandes áreas para o plantio  vem sempre  o gargalo da monocultura que   acompanha esse tipo de projeto.  O resultado é um solo  degradado  causando  prejuízo para a flora e fauna da região. O plantio é conhecido por ambientalistas mais radicais como deserto verde pelo fato de deixar poucos dividendos para a população local, e grandes impactos ambientais provocados pelo desmatamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário