segunda-feira, 4 de março de 2013

SALMÃO: O PRIMEIRO ANIMAL TRANSGÊNICO QUE PODE SER LIBERADO PARA O CONSUMO HUMANO

natural do Pacífico

O salmão pode ser o primeiro animal geneticamente modificado com o objetivo de aumentar a oferta de alimentos no mundo. As pesquisas sobre o primeiro peixe transgênico estão bastante avançadas nos Estados Unidos. A empresa de biotecnologia AquaBounty trabalha no Canadá para criar ovas de um salmão transgênico do Oceano Atlântico. Essas ovas podem se tornar salmões parecidos com seus primos naturais, mas deve chegar ao seu tamanho máximo duas vezes mais rápido.
peixe muito saboroso
A empresa tenta há 17 anos obter a aprovação oficial para que seu produto chegue à mesa do consumidor, mas aprovação está muito perto de acontecer. A FDA -  agência que regula alimentos nos EUA, acaba de se manifestar de forma favorável.  Com a autorização, o salmão seria o primeiro animal   genericamente modificado para uso na alimentação humana.




ovas modificadas geneticamente
O salmão, da espécie selvagem, encontrado Atlântico, contêm genes extras da espécie Chinook do Pacífico,  e de enguia, o que fazem crescer mais rápido. Mas como qualquer pesquisa transgênica com animais sempre traz preocupações dos ambientalistas e da Federação Atlântica Protetora do Salmão. Eles temem que o peixe modificado entre na natureza,  procrie e contamine o ecossistema.


o peixe que deu nome a cor
A cor  do salmão é devido a um pigmento chamado astaxantina. O salmão é basicamente um peixe branco. O pigmento vermelho é feito através das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar; o pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos. Como a dieta do salmão é muito variada, o salmão natural toma uma enorme variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário