quarta-feira, 6 de março de 2013

A REVOLUÇÃO DO BOLSA FAMÍLIA: 50% DOS PREFEITOS DO MA PERDERAM NO CARGO



crianças que dependem do Bolsa Familia na Reserva Extrativista , Chapadinha
foto:Zeqroz
As últimas eleições tiveram um efeito  revolucionário do ponto de vista da disputa do poder pelo poder nas prefeituras municipais. A mudança  de  atitude na cabeça do eleitor  refletiu no resultado da eleição.  Na última disputa caiu por água abaixo a máxima de que prefeito no cargo não perderia eleição. No Maranhão, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral, 50% dos prefeitos perderam no cargo. Até agora não vi nenhum especialista se manifestar sobre o tal fenômeno eleitoral que pelas características, parece ser definitivo. O certo é que, daqui pra frente, o prefeito que não trabalhar direito o povo tira sem piedade.
Mas essa inquietação  sobre a falta de uma resposta de cunho cientifico me levou a buscar uma justificativa de forma empírica. Recentemente estive  na Região  do Médio Mearim, exatamente  no município  de São Raimundo do Doca Bezerra, que fica há  350 quilômetros da capital. Cidade pequena, desses novos municípios recentemente criados. Só uma estrada de piçarra dá acesso à sede do município. Foi exatamente lá que fui buscar uma resposta surpreendente para o fenômeno eleitoral.
cartão do Bolsa Família
Num bate papo  informal com um agricultor toquei no assunto e  levantei o fato do alto índice dos prefeitos terem perdido  no cargo.  Antonio de Sousa – Trabalhador rural, figura de pouco estudo, mas de muito conhecimento acumulado sobre a vida. Para minha surpresa, ele afirma que o fenômeno dos prefeitos terem perdido  no cargo estava ligado  a distribuição de renda do Bolsa Família . “Aqui antes do programa  todo mundo vivia pedindo esmola na porta da prefeitura”, afirma de forma categórica. Ele diz ainda que antes,  o remédio, a comida tudo dependia do prefeito. E finaliza, “hoje com  ajuda do Governo Federal, através desse programa juntando com  o dinheiro da aposentadoria rural dos idosos tudo mudou, finalizou.

 Hoje segundo uma pesquisa do Jornal O Globo, a cada 3 famílias no interior do Brasil,  2 recebem o beneficio de R$ 97,00(noventa e sete reais). São 12 milhões de famílias recebendo mensalmente o beneficio do Governo Federal, com distribuição de 1.4 bilhão de reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário