Foi realizada na
tarde desta quinta-feira (26), na sala das Comissões da Assembleia Legislativa a 1ª Audiência Pública de Direitos
Humanos e Cidadania sobre Lei das Filas. A audiência foi promovida pelo
presidente da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias, o deputado Zé Inácio
(PT).
Esteve presente o vice-presidente da comissão Wellington do
Curso, o deputado Marco Aurélio autor do requerimento, deputado Rafael Leiota, o
deputado Júnior Verde, o Deputado Eduardo Braide e o Vereador professor
Lisboa.
Além dos representantes, do Procon Duarte Júnior, o Gerente
Jurídico do Bradesco Mario de Lima Nogueira, o Gerente Administrativo do Banco
do Brasil Emir Emídio, Presidente do Sindicato dos Bancários José Maria
Nascimento, representante da Defensoria Pública Jean Carlos e o presidente do
Sindicato de Imperatriz Cassio.
O Deputado Zé Inácio destaca a preocupação com o direito do
consumidor que, vem sendo renegado à população pelos estabelecimentos
bancários. “Vamos somar ao Ministério Público e ao Procon para que essa Lei
seja respeitada e que a população possa ter um atendimento de qualidade”, diz o
parlamentar.
O parlamentar ainda frisou que dará continuidade as
reuniões, destacando que a Assembleia Legislativa por meio dos parlamentares
irá garantir o direito dos consumidores, incluindo o atendimento ao idoso e ao
deficiente físico. “Será formatada uma proposta atualizada em parceria com o
Procon para garantir que os bancos cumpram as medidas”, finaliza Zé
Inácio.
O presidente do Sindicato dos Bancários, José Maria
Nascimento, denuncia o tratamento cruel que é dado à população nas Agências
Bancárias.
O autor do requerimento, o deputado Marco Aurélio diz que a
audiência foi muito propositiva, destacando que em Imperatriz foram aplicadas
multas severas no cumprimento da Lei.
O Defensor Público Jean Carlos, denuncia que o atendimento
de alto padrão é somente para uma parte da minoria da população, enquanto a
maior parte da população fica a mercê e é vitima de estelionatários.
O Defensor propôs apoio ao Procon, trabalhando a perspectiva
da criação de uma comissão, com a finalidade de solucionar os problemas nas
filas bancarias.
O diretor do Procon Duarte Júnior comentou durante a
audiência que é preciso colocar facilitadores nas agências bancárias para que o
consumidor utilize esses serviços de maneira mais eficaz.
A Lei 8.711, que
trata da Lei das Filas, os estabelecimentos bancários que prestam serviços no
Estado do Maranhão são obrigados a atender, no tempo máximo de 30
(trinta) minutos, os usuários que estiverem em fila para os serviços
prestados no guichê.
Da assessoria
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