terça-feira, 17 de março de 2015

PREFEITURA DE SÃO LUÍS - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DÁ INÍCIO AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início aos cursos da área de Educação Especial para o primeiro semestre de 2015. A aula inaugural, realizada no auditório da Escola de Governo do Maranhão, foi voltada para os participantes dos cursos de Braille, Libras, Soroban e Educação Especial em Contexto.
Os cursos são voltados para professores da rede municipal de ensino e para a comunidade em geral, e se inserem na política de valorização do servidor, reforçada na gestão do prefeito Edivaldo, e também na macropolítica educacional da atual gestão, que defende a educação inclusiva.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, deu as boas vindas aos participantes e destacou a importância da participação dos professores nos cursos. “Fico muito feliz de ver a população da nossa cidade e tantos professores da rede municipal nessas ações de capacitação. Desejo a todos boas aulas, e que os nossos educadores continuem no caminho de aprimorar a formação profissional e promovam cada vez mais a inclusão dos estudantes com deficiência. Vocês são instrumento primordial para o direito de todos à Educação”, disse o titular da Semed.

A aula inaugural foi ministrada pela pedagoga e neuropsicóloga Eva Vilma Sousa Silva. Ela tratou sobre a legislação vigente para garantia dos direitos de pessoas com deficiência e a inclusão do estudante com deficiência nas classes regulares de ensino.

“Antigamente, havia a crença de que o estudante com deficiência não tinha condição de frequentar uma classe regular, quando na verdade a questão era eliminar as barreiras de acesso ao aprendizado. Hoje caminhamos no sentido de acessibilidade, de capacitar educadores para a política de inclusão nos sistemas de ensino e na sociedade”, destacou Eva Vilma.

CURSOS

As aulas regulares dos cursos de Braille, Libras e Soroban iniciam nesta quarta-feira (18). Para o primeiro semestre deste ano, a Prefeitura de São Luís disponibilizou 350 vagas, das quais 10% foram abertas para o público em geral, e, as demais, para os professores da rede municipal de ensino.

Natália Letícia Lima dos Santos, professora de Educação Física da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Bandeira Tribuzzi, está matriculada no curso de Educação Especial em Contexto. “Quando comecei a trabalhar com estudantes com deficiência, tive dificuldade, e isso me motivou a começar a estudar sobre o assunto. O curso vai me ajudar a entender a legislação e também a lidar melhor com os alunos, usar metodologias adequadas”, almejou a professora.

Estavam presentes ainda à solenidade a superintendente da área de Educação Especial da Semed, Dalvina Amorim Ayres; a representante da Casa dos Conselhos de São Luis , Maria do Socorro Ramos; a professora da rede municipal e presidente da Associação de Surdos do Maranhão (Asma), Lídia Maria Trinta Arouche; o instrutor do curso de Braille, José de Ribamar Mesquita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário