quarta-feira, 17 de abril de 2013

METROPOLIZAÇÃO: SHOPPING DO MAIOBÃO GERA CRISE ENTRE PAÇO DO LUMIAR E SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

Shopping Maiobão: polêmica

A construção do mais novo shopping center  da Grande São Luís, chega  criando   uma grande polêmica no processo metropolização.  O Pátio Norte Shopping, lançado essa semana, é o mais novo empreendimento da construtora Canopus. O empreendimento está sendo construído nas proximidades do bairro do Maiobão.



prefeito Gil Cutrim: convidado de honra do evento 


Para justificar a viabilidade econômica do shopping, a empresa teve como base de consumo a população do Maiobão, que pertence  ao município de Paço do Lumiar. Ou seja, toda receita de arrecadação de impostos do shopping e das empresas que giram no entorno do empreendimento vão para a prefeitura de São José de Ribamar.




prefeito Josemar e seu vice Marconi não foram lembrados
 A outra  polêmica é que o cerimonial do lançamento da  Canopus só convidou o prefeito Gil Cutrim de São José de Ribamar, e esqueceu o professor Josemar Sobreiro,  prefeito de Paço do Lumiar. A saia justa do cerimonial deixou um tremendo mal estar entre a diretoria do novo shopping e a prefeitura de Paço do Lumiar.





festa de lançamento

A divisa complexa entre os dois municípios apresenta algumas esquisitices. Alem do Shopping do Maiobão, que já foi batizado carinhosamente pela população, tem o mix Mateus que fica no bairro, mas gera receita para Ribamar.
Mateus presente na festa: empreendimento no Maiobão

O Maiobão foi construído no inicio da década de 80. O bairro  foi construído pelo Governo João Castelo,  com 5 mil casas populares. A ideia seria para ser um cidade dormitório, pela distância que ficava do centro da cidade. Quem morava no Maiobão virava motivo de piada pela dificuldade para chegar ao bairro.  Hoje pela importância política e econômica, o Maiobão atrai centenas de grandes empreendimentos.






5 comentários:

  1. O grande problema é que o marco do limite de Paço do Lumiar começava próximo a ponte do rio Paciência, hoje este marco é um pouco adiante do cemitério jardim da paz, logo depois do local a onde esta sendo construído este shopping que ainda é município de São Jose de Ribamar ali passa uma tal linha imaginaria. Tudo esbarra na tal metropolização que nunca saiu do papel.

    ResponderExcluir
  2. Pelo visto o único empreednimento que ficou mesmo para o Paço do Lumiar foi o cemitério.

    ResponderExcluir
  3. E como fica essa história? Paço como sempre fica na mão.
    Humberto

    ResponderExcluir
  4. Esse prefeito do Paço tem cara de mafioso.kkkk

    ResponderExcluir
  5. Gostei da polêmica, Varão.
    Carlito

    ResponderExcluir