sexta-feira, 26 de abril de 2013

AÇÃO SIMBÓLICA DE COMPENSAÇÃO AMBIENTAL NO RANGEDOR: DUAS CRIANÇAS E MAIS DE 7 MIL FRALDAS DESCARTÁVEIS



Fernanda 2 anos, hoje do tamanho do umbuzeiro 

Hoje vou pedir permissão aos  leitores do “BLOG DO VARÃO”  para escrever em primeira pessoa. O motivo da exceção garanto que é em nome de uma boa  causa . Tenho duas filhas pequenas. A Fernanda de 2 anos, e a Gabriela de 6 meses. Desde quando nasceram venho acompanhando, com uma certa preocupação, a quantidade de fraldas descartáveis que vêm usando  e as que ainda irão  usar. Com ajuda da mãe  fizemos as contas. Na contabilidade da Sandra, até os 3 anos de idade,  Fernanda e Gabriela deverão  usar mais de 7 mil fraldas.
chegando com o umbu , ao fundo a Assembléia Legislativa 
A minha relação com o meio ambiente me deixou preocupado com o impacto ambiental que elas, desde muito cedo,  vem causando ao meio ambiente com o uso desse material nada degradável. Mas aqui também fica a  minha deferência a importância desse produto fruto da modernidade tão essencial para facilitar o trabalho  das mães que cuidam dos seus bebês.   
Sandra com Gabriela, responsável pela contabilidade




Pensando no futuro delas e do meio ambiente  resolvi fazer uma ação simbólica de plantar duas árvores no Sítio do Rangedor. A ideia seria chamar atenção para a importância da preservação ambiental, usando o impacto provocado por nossos filhos. A compensação ambiental é uma forma de diminuir o peso das nossas consciências e ao mesmo tempo conscientizar da necessidade de preservar e manter áreas verdes na cidade.
finalizando a ação
A escolha do  Rangedor. Lá  é um dos meus locais de trabalho. Onde, todos os dias,  encontro com a classe política do Maranhão e com  os meus colegas jornalistas do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa. A reserva do Rangedor vem diminuindo sua área a cada mudança de governo . Criado pelo Estado (que deveria dar o exemplo) é o primeiro a ceder as pressões para construções civil. Cito aqui os casos do Multicenter Sebrae, Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana e a própria sede da Assembleia Legislativa, onde escolhi para fazer o meu protesto.
umbu
  Sou sertanejo nascido no povoado Lages, interior de  Nova Iorque. A escolha das mudas tem um significado muito forte com a nossa relação do sertão com o Nordeste. O umbu. Quando nasci os primeiros passos foi embaixo de um umbuzeiro. Árvore frondosa de fruto saboroso e muito resistente à seca. O umbuzeiro é tão importante para a cultura nordestina pelo fato da sua capacidade de armazenar nas suas raízes uma boa reserva de água para se manter durante o período “brabo” da estiagem.
  Com plantio dessas duas mudas, de   antemão, posso garantir  aos amigos Robert lobato e Cunha Santos e demais apreciadores de uma “água benta”( que se as duas árvores prosperaram) não vai faltar tira-gosto para reabater o impacto de uma boa pinga.



ambientalista Titico
As mudas  foram  uma lembrança enviada pela minha mãe lá da Região do Médio Sertão Maranhense. Retiramos a polpa  e saboreamos o delicioso suco da fruta. A sogra plantou as sementes. Em pouco tempo, duas mudas de umbus com muito vigor cresceram  rapidamente. Para a ação simbólica de compensação ambiental, convidei para o  plantio,  o amigo,  ambientalista e chefe de cozinha Antonio Soares,(Titico). Fizemos a ação   de forma clandestina,  sem autorização  da direção da casa.  Por entender que os maiores semeadores de sementes são os animais. E todos fazem só com autorização da natureza.
   

5 comentários:

  1. Companheiro Martin,
    Parabéns pela iniciativa e pelo belo texto. Desde já o convido para o meu aniversário e inauguração do nosso Sítio, lá na "Metrópole da Baixada", Pinheiro. Sugestão de presente: uma ou mais mudas de UMBU.
    Abraço fraterno, em toda linda família!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza companheiro. Vou providenciar umas mudas de frutas do nosso sertão. kkkk
    Martin Varão

    ResponderExcluir
  3. Martin, apesar de não conhecer você pessoalmente mas você é uma pessoa sensata e sensivel. Parabéns pelo seu blog. Algo diferente nesse mundo de chantagem que é essa blogosfera.

    Vinicius Borralho

    ResponderExcluir
  4. Titico é bom de feijoada e mocotó. Só crise.
    kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Arruma um juquira para o Titico! kkkk

    ResponderExcluir