quarta-feira, 17 de abril de 2013

ILHA DE TAUÁ-MIRIM VAI SER TRANSFORMADA EM RESERVA EXTRATIVISTA

as belezas de Tauá Mirim

Uma certa vez a ex-prefeita de São Luis, Conceição Andrade, disputava  a eleição com o senador João Alberto. Durante a campanha  aconteceu um episódio  pitoresco que colocou a Ilha de Tauá Mirim no mapa. Carcará, raposa velha da política maranhense, durante um debate na televisão jogou uma “casca de banana” para a  então candidata que liderava a pesquisa para a Prefeitura de São Luis.
 - “O que a senhora vai fazer para resolver o problema do transporte da comunidade de Tauá Mirim?, perguntou o senador. Bastante enfática a candidata respondeu: “Vou  colocar  linhas de ônibus de qualidade para os moradores”.  Com a tréplica irônica de João Alberto levou toda a plateia a gargalhada.
trilhas na ilha de Tauá Mirim
A ilha Tauá Mirim fica na costa sudoeste da Ilha de São Luis, entre o Estreito do Coqueiro e a Baia de São Marcos. Numa área de 16 mil hectares, o Instituto Chico Mendes pretende retirar do papel, o projeto de criação da reserva extrativista que se encontra parado na casa civil do Governo Federal desde 2007. O projeto é uma antiga reivindicação dos moradores da ilha e dos ambientalistas da capital. O projeto nunca saiu do papel porque contrariava a ambição da Vale e da Alumar. As empresas tinha interesses econômico na área e faziam uma forte pressão no governo  para não liberar o projeto.
reunião da Fundação Chico Mendes com a Fiema
Essa semana o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade, Roberto Vizentin, recebeu apoio do presidente da Fiema Edilson Baldez. Para o presidente da Fiema o momento é propicio para se rediscutir  a questão, uma vez que há convergência em torno da viabilidade do projeto entre o Governo Federal, Estadual, Municipal,empresários e os moradores da ilha.






4 comentários:

  1. Lembro desse debate na tv. Foi hilário a resposta da Conceição que depois se elegeu prefeita de São Luis. E o homem do "peito aberto" se ferrou.
    Aldo do Centro

    ResponderExcluir
  2. André Carlindo

    Parabéns Varão pela matéria sobre essa ilha. Só mesmo seu blog tras esse tipo de postagens. O resto da blogsfera é só essa potitiquice barata que nada acrescenta na vida das pessoas.


    ResponderExcluir
  3. Nunca imaginei que aqui dentro da Grande Ilha poderia ter outra ilha tão grande. Linda surpresa.

    Augusto Silva

    ResponderExcluir
  4. COMO FAÇO PARA CHEGAR A ILHA? FIQUEI ENCANTADO.
    PARABÉNS PELA POSTAGEM.

    Patricia, bairro Cohatrac

    ResponderExcluir