terça-feira, 17 de junho de 2014

UFMA REÚNE COM LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS DO ITAQUI BACANGA


Vários líderes comunitários da área Itaqui Bacanga estiveram reunidos, ontem, com o reitor Natalino Salgado Filho, os representantes da Procuradoria Geral da UFMA e equipe técnica da Instituição para analisar a situação que resultou na morte do jovem Igor Albert dos Santos, 19 anos, morador da comunidade da Vila Bacanga. No encontro, ficou decidido que a UFMA vai suspender todos os eventos festivos na Instituição até que todo o planejamento da segurança seja refeito, assim como os líderes também marcaram um novo encontro dos representantes da UFMA com as comunidades da área Itaqui Bacanga para a discussão de uma pauta sugerida pelos próprios líderes.
Da mesma forma, a UFMA também já encaminhou um relatório dos fatos à Polícia Federal para a apuração do ocorrido e recebeu um delegado da polícia civil que esteve na Instituição para  uma diligência, resultante do boletim de ocorrência feita pela Prefeitura da Cidade Universitária à Polícia. Houve ainda um encontro entre a empresa de vigilância que presta o serviço de segurança à UFMA, a mãe do jovem e os representantes da prefeitura, onde ficou acordado que todos os fatos serão apurados com o maior rigor. “A empresa foi orientada a dar toda a assistência necessária, inclusive psicológica, à família do jovem Igor e nós vamos acompanhar toda a situação de perto”, explicou o reitor ao se referir ao caso.
O jovem Igor Albert, juntamente com mais outros amigos, estiveram num arraial que acontecia na Concha Acústica da Instituição. A confusão que motivou o tiro teria sido provocada após denúncias de envolvimento do grupo em tentativas de roubo à pessoas que participavam do arraial. Ao se apresentar ontem a polícia, o segurança que atirou disse ter agido em legítima defesa, já que o grupo teria atirado em sua direção.
Na reunião que teve com os líderes comunitários, o reitor lamentou o ocorrido, observando que há seis anos não acontecia situação deste tipo na Cidade Universitária. “Sentimos muitos pela morte do rapaz. Foi uma fatalidade que precisa ser evitada e, por isso, nós vamos reforçar o nosso sistema de segurança”, explicou ao tomar a decisão de suspender todos os eventos até que os fatos sejam apurados pela Polícia Federal.
Todos os líderes comunitários se posicionaram no encontro desejando maior participação da UFMA nas comunidades, sobretudo, projetos especiais que possam reduzir o nível de violência. “Estamos também acompanhando o caso e queremos saber a verdade, mas em comum acordo com a Instituição, que tem sido uma parceira nossa em vários momentos”, ressaltou o Presidente da União dos Moradores do Sá Viana, Alex Rodrigues.


Nenhum comentário:

Postar um comentário