quarta-feira, 25 de junho de 2014

Mobilidade urbana /Prefeito Edivaldo entrega terminal de integração Cohab/Cohatrac totalmente reformado

 
O prefeito Edivaldo entregou na tarde desta quarta-feira (25), o terminal de integração da Cohab/Cohatrac reformado para a população de São Luís. Entre as melhorias promovidas no local estão a troca de sinalização nas plataformas, recuperação asfáltica nas vias internas, pintura, restauração da sinalização interna e reforma dos banheiros. As intervenções nos demais terminais serão finalizadas ainda nesse semestre.
“Nós estamos avançando na gestão, com a entrega da reforma dos terminais de integração, que compõe o conjunto de ações do Programa Avança São Luís. Hoje, entregamos o terminal da Cohab/Cohatrac totalmente reformado e já estamos avançando nas reformas em outros terminais de integração que serão entregues nas próximas semanas. Além disso, estamos fazendo intervenções em vários pontos da cidade para proporcionar melhoria na mobilidade urbana”, declarou o prefeito.
Para o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, as ações para beneficiar os usuários dos terminais de integração são resultado das visitas realizadas nos locais e vão proporcionar agilidade ao sistema de transportes da capital.
“Este é o início de toda uma modificação que nós vamos fazer não só no trânsito, mas também no transporte dessa cidade. Uma obra como esta garante o bem estar do usuário do transporte coletivo de São Luís, que passa todos os dias aqui para pegar sua condução. É uma obra que traz dignidade ao usuário do transporte público”, frisou Canindé. 
Entre as melhorias realizadas no terminal estão as novas rampas de acesso e piso tátil para facilitar o deslocamento dos portadores de necessidades especiais, pintura de todo o piso das baias de embarque e desembarque, redutor de velocidade nas faixas de pedestres, placas indicativas de ônibus e itinerário, e substituição das luminárias e lixeiras. Os banheiros receberam novos utensílios e foram reaparelhados com novas torneiras, vasos e pias. No departamento de administração do terminal, novos móveis e condicionadores de ar foram colocados. 
Além da reforma, outras ações foram realizadas nos terminais. Na área de recursos humanos, foram disponibilizados orientadores de plataforma e a segurança do local será reforçada com vigilância 24h. Para facilitar o acesso do público às plataformas, foi feita a reconfiguração da identificação visual.
 A bancária Ana Claudia elogiou a reforma e destacou a revitalização da sinalização indicativa nas plataformas de embarque e desembarque. “Realmente estávamos precisando dessa melhoria. Agora ficou bem melhor a orientação dentro do terminal”, disse. Já a dona de casa Doralice Martins destacou a reforma dos banheiros e volta dos agentes orientadores de plataforma. “O que me chamou atenção foi a reforma do banheiro, que estava precário. Além disso fico feliz com a volta dos agentes dentro do terminal, para nos orientar sobre as plataformas corretas e itinerário dos ônibus”, observou.
 

PAVIMENTAÇÃO RECUPERADA
Também foi providenciada a recuperação asfáltica das vias internas dos terminais, que sofrem desgaste devido ao alto fluxo de ônibus e ao impacto provocado por eles no piso. “Estamos realizando a requalificação asfáltica nos terminais para dar maior fluidez ao tráfego dos ônibus e garantir, também aos usuários de transporte coletivo, a qualidade na mobilidade”, disse o secretário de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo.
O motorista de ônibus Louis Neto aprovou o serviço. “Ficou bem melhor agora com a sinalização reforçada. Tudo dentro do padrão adequado e ainda fizeram o recapeamento asfáltico. O redutor de velocidade foi bem colocado, já que aqui no terminal tem um trânsito constante de pessoas, crianças, com certeza a sinalização reforçada vai proporcionar mais segurança para os usuários”, destacou.
Na ocasião, o mascote da SMTT, Joca e a companhia Cambalhota, apresentaram à população a campanha educativa “Copa e São João, muitas outras virão”, que permanecerá durante o período das festas juninas e da Copa do Mundo em vários pontos da cidade orientando a população a adotar uma postura defensiva no trânsito e lembrar sempre o perigo da mistura de bebidas alcoólicas com a direção.
Durante entrega, o prefeito Edivaldo esteve acompanhado da primeira dama, Camila Vasconcelos, sua filha Talita, dos vereadores e do secretariado municipal. Estiveram presentes o presidente da Câmara, Isaías Pereirinha (PSL), os vereadores Barbosa Lages (PDT), Eidmar Gomes Rodrigues (PSDB), Ricardo Diniz (PHS), Ivaldo Rodrigues (PDT), Francisco Chaguinhas (PRP), Marquinhos (PRB) e Osmar Filho (PSB).
Também acompanharam a solenidade de entrega da reforma do terminal os secretários Canindé Barros (Trânsito e Transportes), Andréia Lauande (Criança e Assistência Social), Raimundo Penha (Desportos e Lazer), Robson Paz (Comunicação), o presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, Aquiles Andrade e o Controlador Geral do Município, Délcio Rodrigues.

OUTRAS REFORMAS
Os terminais da Cohama/Vinhais, da Praia Grande, do São Cristóvão e do Distrito Industrial também passam por intervenções semelhantes que serão finalizadas ainda nesse semestre. Com a revitalização dos terminais, mais de 500 mil usuários do transporte público em São Luís serão beneficiados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário