quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Reitor da UFMA destaca a inclusão como principal marca de sua gestão. A declaração foi feita em evento que comemorou os 48 anos da instituição


O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, destacou o grande crescimento da universidade nos últimos anos em infraestrutura, ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa, extensãoo e inclusão firmado, segundo ele, com os “alicerces do conhecimento e da produção de ciência com inovação tecnológica”. A afirmação foi feita ontem durante a confraternização realizada com a comunidade acadêmica, no restaurante universitário, em comemoração ao aniversário de 48 anos da instituição.
Reunido com professores, servidores e alunos, o reitor participou de um café da manhã, embalado pela apresentação do Coral da UFMA, que cantou um repertório variado, com músicas eruditas e populares.
Natalino Salgado disse que uma das principais características da UFMA, hoje, é ser uma instituição inclusiva, graças à expansão da interiorização, e sua capacidade de disponilizar cursos com qualidade para os campi do continente. “É a partir do conhecimento que podemos diminuir a desigualdade do país e essa é a política carro chefe do desenvolvimento que implantamos, aplicando bem os recursos públicos”, ressaltou. Além de São Luís, a UFMA possui hoje campus estruturado e em pleno funcionamento nos municípios de Imperatriz, Chapadinha, Bacabal, Codó, Pinheiro, Balsas, São Bernardo e Grajaú.
A melhoria da infraestrutura, com a criação de novos ambientes acadêmicos e espaços físicos, como o Centro de Convenções, além de dezenas de laboratórios para as práticas dos cursos e a climatização de salas de aula, também vieram contribuir para o salto de qualidade experimentado pela UFMA nos sete últimos anos.  A reformulação de projetos pedagógicos dos cursos e a qualificação docente são, ainda, decisivos para elevar o ensino a um patamar equivalente ao de instituições de ensino superior de grande porte.  
Nesta quinta-feira, 23, às 19h, as celebrações em comemoração aos 48 anos da UFMA terão sequência no Auditório Central com a solenidade de entrega da honraria "Palmas Universitárias", concedida a professores e servidores da UFMA, bem como às instituições parceiras que possuem relevantes serviços prestados à comunidade acadêmica. Nesta edição, serão 77 homenageados, 59 entre docentes e técnico-administrativos e 18 instituições parceiras.
Com 28 anos de existência, as "Palmas Universitárias" são concedidas a personalidades que se destacaram em suas atividades na Universidade, merecedoras de reconhecimento público por toda comunidade acadêmica. Os homenageados são escolhidos em um amplo e democrático processo que se inicia nas unidades acadêmicas e administrativas. Uma comissão especial efetua a escolha e indicação de personalidades que compõem a categoria dos ‘Construtores da História’.


Nenhum comentário:

Postar um comentário