quinta-feira, 27 de março de 2014

TCE REALIZA GRANDE EVENTO: reunião Técnica dos Programas de Saúde reúne duzentos participantes


Um total de duzentas pessoas, entre prefeitos, secretários municipais e representantes de conselhos municipais participou ontem (26), no auditório do Tribunal de Contas do Estado, da I Reunião Técnica dos Programas de Saúde. O evento é uma promoção conjunta do TCE e da CGU, com apoio dos órgãos que integram a Rede de Controle da Gestão Pública no estado e da Prefeitura de Paço do Lumiar.

A mesa de abertura do encontro, que contou com a presença do presidente do TCE, conselheiro Edmar Cutrim, foi formada pelo gestor da Escola Superior de Controle Externo (Escex), William Jobim Farias e pelas seguintes autoridades: o secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) no estado, Alexandre José Walraven, o chefe da Controladoria Geral da União (CGU) no estado, Paulo Roberto Araújo Ramos, o prefeito de Alcântara, Domingos Araquém, o procurador do Ministério Público de Contas, Jairo Cavalcanti Vieira e os representantes da Sefaz e do Ministério Público, Fernando Rezende e Francisco das Chagas Barros de Sousa.

A exemplo dos dois eventos similares realizados no ano passado, voltados para as áreas de Educação e Assistência Social, o evento de hoje teve como objetivo capacitar os gestores municipais para a operacionalização de políticas públicas, dessa vez os programas da Saúde.

A programação teve início com credenciamento às 08h, e constou da palestra “Os Desafios na gestão dos recursos na área da saúde”, ministrada pelo procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Jairo Cavalcanti Vieira (às 09h), seguido de oficina técnica com o auditor da CGU, Rogério Coqueiro.

A idéia é que, ao participar desses programas, os gestores possam otimizar a utilização dos recursos destinados a cada área, evitando o desvio e o desperdício, principais inimigos do sucesso das políticas públicas não somente no estado, mas em todo o país.

Na opinião da secretária de Saúde de Paço do Lumiar, Maria Nadir Moraes, esse objetivo vem sendo atingido. “Ainda é um desafio muito grande para todos nós aplicar corretamente os valores da Saúde, principalmente porque eles vêm divididos em blocos que não se comunicam entre si, de forma que precisamos nos municiar do máximo de informação possível”, afirma.

A secretária sugere ainda a realização de estudos de caso que revelassem os erros mais freqüentes cometidos pelos gestores de saúde, e que pudessem servir como exemplo a ser evitado. “Como a maioria dos erros são comuns a todos, creio que seria bem instrutivo”, observa.

Para o presidente do TCE, o sucesso do evento demonstra tanto um avanço no processo de consolidação da Rede de Controle no estado, como o acerto dos órgãos que a integram em investir em programas de capacitação. “O Tribunal de Contas vê nesses eventos mais uma oportunidade de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão pública, o que também é parte 
de nossa missão constitucional”, afirma o presidente do TCE, conselheiro Edmar Cutrim.

Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário