segunda-feira, 3 de março de 2014

Educação ambiental para a rede municipal de ensino de São Luís

 “Vi duas preguiças no alto de uma mangueira. Aprendi que devemos ficar quietinhos e em silêncio para não assustar os animais e podermos vê-los direitinho”, disse Vitor Sousa ao voltar do passeio nas trilhas ecológicas do Parque Botânico da Alumar. Ele foi um dos 34 estudantes da Unidade de Ensino Básico (UEB) Rubem Almeida que, na última semana, participou de um dia de atividades no parque.
O objetivo da atividade foi despertar nas crianças o senso de preservação da natureza e de reaproveitamento dos recursos. No local, que é um santuário ecológico com ampla diversidade de fauna e de flora, os estudantes tiveram contato com a natureza e ainda participaram de oficinas de reciclagem.
Logo no início, os estudantes assistiram a uma apresentação sobre a história do parque e sua preocupação com a sustentabilidade. Na oficina de reciclagem, confeccionaram colares de Carnaval a partir de caixas de suco e canudos. “Buscamos enfatizar nos nossos educandos a importância da reutilização dos resíduos sólidos, frisando que é possível até mesmo gerar renda através da reciclagem”, destacou Flor de Cássia, professora de Ciências da escola.
A caminhada nas trilhas ecológicas, porém, foi o momento preferido dos adolescentes. A trilha do Marfim foi o percurso escolhido pela escola. “Vi um monte de cupinzeiros e aprendi a distinguir o canto de vários pássaros diferentes”, contou a estudante Emanoela Pereira, 11.
O secretário Geraldo Castro parabenizou a escola pela iniciativa da visita. “Uma educação pautada pelos valores de dignidade e cidadania passa necessariamente pela Educação Ambiental. Assim, parabenizo, em nome do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, a escola que sabe despertar nos alunos uma visão de mudança de atitude em relação às questões do meio ambiente”, disse Geraldo Castro.

FORMAÇÃO
A Prefeitura de São Luís está engajada também no compromisso de capacitar os professores para o respeito ao meio ambiente. A última semana marcou a adesão de São Luís ao programa ECOA, do Instituto Alcoa, que visa despertar a consciência para o uso correto dos recursos naturais disponíveis. Além da Semed, a parceria tem ainda o apoio do titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Rodrigo Maia.
Por meio da parceria, docentes de seis escolas da rede municipal de São Luís localizadas na zona rural serão capacitados na área de educação ambiental. A previsão é de que as formações iniciem na segunda quinzena do mês de março.



Nenhum comentário:

Postar um comentário