segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Márcio Honaiser participa da abertura colheita do arroz irrigado em Arari. “A prioridade do Governo Flávio Dino é resgatar a grande produção que o Maranhão já teve na década de 80”

Honaiser(Sagrima) com produtores e Adelmo Soares(agricultura familiar)
O futuro secretário de agricultura, pecuária e abastecimento, Márcio Honaiser, participou da abertura oficial da colheita do arroz irrigado no município de Arari. O evento aconteceu no sábado(29) na Fazenda Mamão do produtor rural José Colins. Vários produtores da região se reuniram para comemorar o inicio da colheita. Honaiser representou o governador eleito Flávio Dino.
Apesar de morar em Balsas - o futuro titular da Sagrima, tem uma relação muito próxima com os agricultores  da Região da Baixada. Nos anos 80 e 90 ele foi um dos protagonistas do plantio de arroz no município de Vitória do Mearim.

No seu discurso, Marcio fez questão de enfatizar umas das bandeiras de campanha defendidas por Flávio Dino. A meta do governador é resgatar a cultura do arroz no Maranhão. Na década de 80 o estado era o segundo maior produtor do Brasil, perdia apenas para  Rio Grande do Sul. Hoje o Maranhão é terceiro maior produtor de arroz, tendo Santa Catarina na segunda posição. A estimativa da Conab(Companhia Nacional de Abastecimento) é o que o Maranhão deva colher cerca de 533 mil toneladas na safra 2014/2015.
Honaiser com lideranças políticas da Região
Os produtores  de arroz irrigado de Arari têm um parceiro que tem sido fundamental para o crescimento da produção de arroz. A meta esse ano é colher mais de 7 toneladas por hectares. No ano de  2013 a Embrapa  desenvolveu a cultivar BRS 357 com características adaptadas para o solo encharcado da Baixada Maranhense.

Participaram ainda da abertura da colheita,  Adelmo Soares, secretário de agricultura familiar do Governo Flávio Dino e o prefeito de Arari, Djalma Melo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário