segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Codevasf equipa centros de inclusão digital no Maranhão



Com o objetivo de apoiar a juventude rural proporcionando acesso ao universo da informação digital, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou a entrega de 60 computadores destinados a equipar laboratórios de informática, mediante concessão onerosa, de Casas Familiares Rurais (CFRs) e de Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) no Maranhão. Os recursos investidos são de quase R$ 91 mil.
Tais estabelecimentos são caracterizados por se utilizar da pedagogia da alternância, na qual há partilha e integração do poder educativo entre os atores do meio, os pais e os formadores da escola.
A entrega foi realizada durante encontro das Casas Familiares Rurais da América Latina, que ocorre de 19 a 26 de novembro em São Luís (MA). O evento é promovido pela Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Nordeste e do Norte do Brasil (Arcafar) juntamente com a União Nacional das Casas Familiares Rurais da França.
Para a coordenadora pedagógica da Arcafar, Sandra Carminat, as Casas Familiares Rurais cumprem um papel relevante na educação oferecida no meio rural. “Este momento serve para que o poder público perceba que o apoio dele ao movimento das CFRs é fundamental para o reconhecimento como entidades que fazem, de fato, educação”, disse a coordenadora.
O superintendente regional da Codevasf no Maranhão, João Martins, falou sobre as principais ações da empresa no estado, com destaque para a prospecção e a possibilidade de estabelecimento de parcerias futuras com as Casas Familiares Rurais e com outras entidades. “Esses computadores darão um impulso à juventude rural a partir da disponibilização de meios de aprendizagem modernos. Outras parcerias poderão ser firmadas a partir de agora, como já ocorre em outros estados no âmbito do Projeto Amanhã, executado pela Codevasf, que se destina exatamente ao apoio da juventude rural”, explica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário