quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Prefeitura de São Luís estabelece parceria para incentivar o esporte nas escolas


Pelo segundo ano consecutivo, estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Santa Clara irão disputar a Taça Campina Grande de Handebol. A participação no evento foi viabilizada a partir de parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação (Semed), com a Associação Esportiva São Francisco (Aesf). A competição reúne equipes de estados do Norte e Nordeste em quatro dias de jogos.
O titular da Semed, Geraldo Castro Sobrinho, destacou o empenho do prefeito Edivaldo em garantir um ensino de qualidade e a orientação para o incentivo ao esporte. “É imprescindível a atividade esportiva para o desenvolvimento salutar de nossas crianças, tanto pelo desenvolvimento físico, quanto pelas noções de trabalho em equipe, parceria e competição sadia que são despertados. Colecionamos vários casos de sucesso na nossa rede, de estudantes que saíram vitoriosos em competições”, declarou.
No primeiro ano de participação na Taça Campina Grande de Handebol, o desempenho dos estudantes da U.E.B. Santa Clara garantiu a medalha de bronze (3º lugar). Este ano, foram formadas cinco equipes com estudantes da escola, ex-alunos e atletas da Aesf. Eles participarão das disputas de handebol nas modalidades infantil feminino, cadete masculino, juvenil masculino, adulto masculino e adulto feminino.
Kaian Ramos de Menezes, 13 anos, estudante da 6ª série da U.E.B. Santa Clara, disse que treina desde o ano passado para conquistar o ouro este ano. “Estou muito feliz. Minha mãe só me pediu pra ter muito cuidado e responsabilidade e pra eu trazer o ouro”, comentou. Com lágrimas nos olhos, a mãe de Kaian, Maria da Conceição, disse que só deixou o garoto viajar porque esse era um sonho dele. “Ele nunca saiu de perto de mim, mas estou feliz e torcendo por ele”, assinalou a mãe.
O diretor da U.E.B. Santa Clara, Jadilson Gomes, disse que a família toda se mobilizou e os atletas estavam se preparando há um ano para essa viagem. “A nossa expectativa é conquistarmos o primeiro lugar, o título de campeão. Mas mesmo se isso não acontecer, já nos sentimos felizes e realizados, porque nossa escola está se destacando no esporte e indo representar a nossa cidade em outro estado. Isto já é uma grande vitória, ainda mais conhecendo cada aluno e a origem deles”, finalizou.

OUTRAS AÇÕES
O incentivo ao esporte nas escolas da rede municipal de ensino também é realizado pela Prefeitura de São Luís por meio dos programas Mais Educação e Segundo Tempo, de iniciativa do governo federal. O incentivo tem rendido conquistas para os estudantes. Na edição deste ano dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), a U.E.B. Primavera (Cohatrac) conquistou a prata no handebol. Já a equipe da U.E.B. Rivanda Berenice Braga (Barreto) foi ouro na prova do pentatlo pelo Atletismo e na U.E.B. Tancredo Neves (Cidade Operária), o taekwondo praticado pelos estudantes por meio do Mais Educação rendeu mais de 40 medalhas em diversas competições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário