terça-feira, 21 de outubro de 2014

Maranhão Natureza: Prefeitura lança programa “São Luís Cidade Jardim”


A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), lançou nesta segunda-feira (20) o “São Luís Cidade Jardim”, um macroprograma de intervenção paisagística que visa transformar os espaços públicos da capital em locais ajardinados e ambientalmente aprazíveis. A ação será realizada em parceria com empresas privadas, instituições de diversos segmentos e o envolvimento da sociedade em geral. O ato de lançamento ocorreu no auditório do Palácio de La Ravardière e contou com a presença de representantes das instituições parceiras.
“Nosso principal objetivo é desenvolver ações paisagísticas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população. Este programa representa a ação efetiva do pacto por São Luís, em que o poder público e a sociedade civil dão as mãos para tornar a nossa cidade ainda melhor”, disse o prefeito Edivaldo.
O macroprograma se divide em oito eixos de ação: Portais da Minha Cidade, Jardim da Minha Escola, Jardim da Minha Casa, Jardim da Minha Rua, Jardim da Minha Praia, Minha Calçada, Minha Árvore e Jardim da Minha Empresa. A ideia é desenvolver ações nesses vários eixos, como a implantação de portais nas entradas e saídas da cidade, auxiliar a criação de jardins ecológicos nas escolas e incentivar a jardinagem doméstica. O programa também trabalha a valorização de terras ociosas urbanas e periurbanas, com planejamento, conservação e manutenção da paisagem nas praças, avenidas, parques, canteiros, entre outros espaços públicos abertos da cidade.
“O programa vem exatamente com a proposta de promover iniciativas que melhorem os aspectos ambientais e paisagísticos da nossa cidade e estimulem nos moradores o espírito de pertencimento”, informou o presidente do Impur, Luís Carlos Borralho, durante a apresentação do programa.
Por meio do eixo Jardim da Minha Escola, por exemplo, o programa possibilita, através do exercício do plantio, que os alunos desenvolvam um olhar diferenciado para a paisagem. O trabalho com as escolas permite que os alunos sejam multiplicadores das boas práticas com o meio ambiente. O eixo também permite o desenvolvimento de ações práticas pedagógicas que proporcionem aos alunos o conhecimento de técnicas e manejo de paisagismo, jardinagem e horticultura, potencializando suas habilidades nessas atividades e estreitando sua relação com o meio ambiente.
Presente à solenidade de lançamento do São Luís Cidade Jardim, o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, destacou o projeto como uma ação importante de articulação e engajamento da comunidade escolar nas questões ambientais que buscam promover um ambiente escolar saudável e uma sociedade mais participativa. “Acima de tudo, é uma ação que estimula nos alunos o espírito de pertencimento e de conquistas dos espaços públicos como áreas de todos”, frisou o secretário.
Entre outras ações, o São Luís Cidade Jardim tem como meta realizar o plantio de 1 milhão de árvores, até o final da gestão. “Simbolicamente, é uma árvore para cada habitante da cidade, o que será feito por meio do envolvimento, da articulação e sensibilização junto à sociedade de modo geral”, frisou o presidente do Impur. Segundo ele, a ação será desenvolvida por meio do projeto “Minha Árvore”, que vai incentivar que cada pessoa adote uma árvore, cuide dela e acompanhe o seu crescimento. Serão realizados atos de plantio em parceria com empresas, escolas e igrejas, entre outras instituições. 
Já o eixo Jardim da Minha Empresa possibilitará às instituições adotarem praças, canteiros centrais ou rotatórias, em troca do chamado “marketing socioambiental”. O São Luís Cidade Jardim tem a meta de, até o final da gestão, contar com 20 rotatórias adotadas, assim como 40 praças e 30 km de canteiro central em avenidas. Esse eixo do programa permite que a melhoria do negócio por meio da visibilidade da imagem da empresa esteja aliada ao olhar de sustentabilidade. Como reconhecimento às boas práticas, o Impur irá desenvolver o selo Amigo da Cidade.
Restaurante vai adotar o retorno
O empresário José Carlos Castelo Branco, proprietário do restaurante Cheiro Verde, é um dos parceiros do programa. Sua empresa já adotou o canteiro central na rotatória próxima ao restaurante, no bairro do Olho D’ Água. “O projeto é uma iniciativa maravilhosa da Prefeitura. E nós, atuando há mais de 30 anos no mercado ludovicense, sentimos a necessidade e o dever de também contribuir para a melhoria da qualidade de vida da nossa cidade e não deixar apenas a cargo do poder público”, disse o empresário, que representou a categoria durante o lançamento do programa.
Também presente ao ato de lançamento, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, exaltou a iniciativa da Prefeitura em desenvolver o projeto e informou que vai realizar um chamamento junto às indústrias associadas à instituição, para que participem do programa São Luís Cidade Jardim. “Tenho certeza que as ações do programa, aliada ao engajamento de todos, vão modificar para melhor o aspecto paisagístico da cidade”, disse Baldez.
O programa vai implantar outros dois importantes eixos de ação: o Jardim da Minha Rua e o Jardim da Minha Casa, envolvendo a população no trabalho de recuperação da beleza paisagística da cidade. As melhores iniciativas da população, seja a restauração de praça ou implantação de jardinagem doméstica, serão premiadas pelo Impur.
Entre as entidades que já manifestaram interesse pela parceria com o Programa São Luís Cidade Jardim estão a Cemar, Citeluz, Restaurante Cheiro Verde, Enter Propaganda e Marketing, Escola Crescimento, CEI-COC, Hospital São Domingos, Hospital de Referência Oftalmológica (HRO), Instituto de Cidadania Empresarial (ICE-MA), Igreja Maranata, 3S Investimentos, Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Fiema, entre outras.
A cerimônia de lançamento do programa foi acompanhada pelos vereadores Barbosa Lages (PDT), Chaguinhas (PRB) e Armando Costa (PSDC); além dos secretários municipais Tati Lima (Informação e Tecnologia), José Cursino Raposo (Planejamento), Raimundo Rodrigues (Fazenda), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Robson Paz (Comunicação) e Lula Fylho (Turismo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário