A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal
de Paisagem Urbana (Impur), lançou nesta segunda-feira (20) o “São Luís Cidade
Jardim”, um macroprograma de intervenção paisagística que visa transformar os
espaços públicos da capital em locais ajardinados e ambientalmente aprazíveis.
A ação será realizada em parceria com empresas privadas, instituições de
diversos segmentos e o envolvimento da sociedade em geral. O ato de lançamento
ocorreu no auditório do Palácio de La Ravardière e contou com a presença de
representantes das instituições parceiras.
“Nosso principal objetivo é desenvolver ações
paisagísticas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população.
Este programa representa a ação efetiva do pacto por São Luís, em que o poder
público e a sociedade civil dão as mãos para tornar a nossa cidade ainda
melhor”, disse o prefeito Edivaldo.
O macroprograma se divide em oito eixos de ação: Portais
da Minha Cidade, Jardim da Minha Escola, Jardim da Minha Casa, Jardim da Minha
Rua, Jardim da Minha Praia, Minha Calçada, Minha Árvore e Jardim da Minha
Empresa. A ideia é desenvolver ações nesses vários eixos, como a implantação de
portais nas entradas e saídas da cidade, auxiliar a criação de jardins
ecológicos nas escolas e incentivar a jardinagem doméstica. O programa também
trabalha a valorização de terras ociosas urbanas e periurbanas, com
planejamento, conservação e manutenção da paisagem nas praças, avenidas,
parques, canteiros, entre outros espaços públicos abertos da cidade.
“O programa vem exatamente com a proposta de promover
iniciativas que melhorem os aspectos ambientais e paisagísticos da nossa cidade
e estimulem nos moradores o espírito de pertencimento”, informou o presidente
do Impur, Luís Carlos Borralho, durante a apresentação do programa.
Por meio do eixo Jardim da Minha Escola, por exemplo, o
programa possibilita, através do exercício do plantio, que os alunos
desenvolvam um olhar diferenciado para a paisagem. O trabalho com as escolas
permite que os alunos sejam multiplicadores das boas práticas com o meio
ambiente. O eixo também permite o desenvolvimento de ações práticas pedagógicas
que proporcionem aos alunos o conhecimento de técnicas e manejo de paisagismo,
jardinagem e horticultura, potencializando suas habilidades nessas atividades e
estreitando sua relação com o meio ambiente.
Presente à solenidade de lançamento do São Luís Cidade
Jardim, o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, destacou o projeto
como uma ação importante de articulação e engajamento da comunidade escolar nas
questões ambientais que buscam promover um ambiente escolar saudável e uma
sociedade mais participativa. “Acima de tudo, é uma ação que estimula nos
alunos o espírito de pertencimento e de conquistas dos espaços públicos como
áreas de todos”, frisou o secretário.
Entre outras ações, o São Luís Cidade Jardim tem como meta
realizar o plantio de 1 milhão de árvores, até o final da gestão.
“Simbolicamente, é uma árvore para cada habitante da cidade, o que será feito
por meio do envolvimento, da articulação e sensibilização junto à sociedade de
modo geral”, frisou o presidente do Impur. Segundo ele, a ação será
desenvolvida por meio do projeto “Minha Árvore”, que vai incentivar que cada
pessoa adote uma árvore, cuide dela e acompanhe o seu crescimento. Serão
realizados atos de plantio em parceria com empresas, escolas e igrejas, entre
outras instituições.
Já o eixo Jardim da Minha Empresa possibilitará às
instituições adotarem praças, canteiros centrais ou rotatórias, em troca do
chamado “marketing socioambiental”. O São Luís Cidade Jardim tem a meta de, até
o final da gestão, contar com 20 rotatórias adotadas, assim como 40 praças e 30
km de canteiro central em avenidas. Esse eixo do programa permite que a
melhoria do negócio por meio da visibilidade da imagem da empresa esteja aliada
ao olhar de sustentabilidade. Como reconhecimento às boas práticas, o Impur irá
desenvolver o selo Amigo da Cidade.
Restaurante vai adotar o retorno |
O empresário José Carlos Castelo Branco, proprietário do
restaurante Cheiro Verde, é um dos parceiros do programa. Sua empresa já adotou
o canteiro central na rotatória próxima ao restaurante, no bairro do Olho D’
Água. “O projeto é uma iniciativa maravilhosa da Prefeitura. E nós, atuando há
mais de 30 anos no mercado ludovicense, sentimos a necessidade e o dever de
também contribuir para a melhoria da qualidade de vida da nossa cidade e não
deixar apenas a cargo do poder público”, disse o empresário, que representou a
categoria durante o lançamento do programa.
Também presente ao ato de lançamento, o presidente da
Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, exaltou
a iniciativa da Prefeitura em desenvolver o projeto e informou que vai realizar
um chamamento junto às indústrias associadas à instituição, para que participem
do programa São Luís Cidade Jardim. “Tenho certeza que as ações do programa,
aliada ao engajamento de todos, vão modificar para melhor o aspecto
paisagístico da cidade”, disse Baldez.
O programa vai implantar outros dois importantes eixos de
ação: o Jardim da Minha Rua e o Jardim da Minha Casa, envolvendo a população no
trabalho de recuperação da beleza paisagística da cidade. As melhores
iniciativas da população, seja a restauração de praça ou implantação de
jardinagem doméstica, serão premiadas pelo Impur.
Entre as entidades que já manifestaram interesse pela
parceria com o Programa São Luís Cidade Jardim estão a Cemar, Citeluz,
Restaurante Cheiro Verde, Enter Propaganda e Marketing, Escola Crescimento,
CEI-COC, Hospital São Domingos, Hospital de Referência Oftalmológica (HRO),
Instituto de Cidadania Empresarial (ICE-MA), Igreja Maranata, 3S Investimentos,
Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Fiema, entre outras.
A cerimônia de lançamento do programa foi acompanhada
pelos vereadores Barbosa Lages (PDT), Chaguinhas (PRB) e Armando Costa (PSDC);
além dos secretários municipais Tati Lima (Informação e Tecnologia), José
Cursino Raposo (Planejamento), Raimundo Rodrigues (Fazenda), Fátima Ribeiro
(Segurança Alimentar), Robson Paz (Comunicação) e Lula Fylho (Turismo).
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