sábado, 23 de agosto de 2014

Reitor da Ufma é homenageado nos 160 anos da ACM

O reitor Natalino Salgado foi condecorado ontem à noite com a comenda João Gualberto da Costa na solenidade que comemorou os 160 anos de fundação da Associação Comercial do Maranhão – ACM. A honraria é concedida pela instituição às personalidades que muito contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento do Estado. Foi entregue pelo senador José Sarney e pela presidente da ACM, Luzia Rezende.
Na cerimônia que reuniu grande parte do PIB da economia maranhense também foram homenageados os ex-presidentes vivos da Casa, que receberam uma escultura do artista plástico Fábio Vidotti, e o senador José Sarney, a quem foi entregue uma placa de agradecimento, por ter sido o segundo diretor da ACM e precursor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.
Para o reitor Natalino Salgado a homenagem é um reconhecimento inequívoco ao trabalho de construção e desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão em prol do bem estar da sociedade maranhense. “Fico honrado em receber esta homenagem, que não se resume somente a mim e sim à minha equipe, mas a toda comunidade acadêmica que fazem desta Universidade um centro de ensino, pesquisa e extensão”, declarou o reitor em seu o discurso. Ele fez um relato histórico das ações e vida de João Gualberto, primeiro presidente da ACM.
A iniciativa da homenagem foi de autoria do empresário e um dos diretores da Associação, Douglas Pinho, aprovada por unanimidade por toda a diretoria da entidade. Ao saudar Natalino Salgado, Pinho destacou a trajetória do médico, professor e gestor público exemplar, “reconhecendo os esforços para fazer da educação verdadeiro agente de transformação que precisamos nos dias atuais”. Lembrou que em sua gestão a UFMA tem vivenciado o mais vigoroso processo de interiorização e expansão, levando os frutos da educação para os mais longínquos rincões do estado, de norte a sul.
A presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luzia Rezende, primeira mulher a ocupar o cargo ao longo desses 160 anos, agradeceu à UFMA pelo apoio, parceria, incentivo e por ser o berço da história, da educação, e da formação de grandes profissionais que juntos contribuem para o crescimento e desenvolvimento econômico do Estado. “Esta homenagem que fazemos ao reitor Natalino Salgado é um símbolo do agradecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade, por ser um gestor competente e entusiasmado com o que faz, pelo simples fato de ter transformado a Universidade em uma Cidade Universitária. Sentimo-nos honrados em prestar-lhe tamanha homenagem em forma de gratidão”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário