terça-feira, 14 de janeiro de 2014

CASO AWÁ-GUAJÁ: um exemplo de responsabilidade social que vem da iniciativa privada, no Distrito Industrial de São Luís...

Residencial Nova Canaã: exemplo
Antes de ser  instalada no Distrito Industrial de São Luís - em meados de 2008,  a primeira medida que a MPX,-termelétrica de Eike Batista fez foi adquirir um terreno no Paço do Lumiar e construir o residencial Nova Canaã. A empresa montou  toda infraestrutura para abrigar as 52 famílias da Vila Madureira. A área  comprada pela empresa fazia parte de um  conjunto de favelas onde várias famílias viviam sem estrutura e dignidade. Para relocar as famílias, a MPX   construiu casas  com asfalto, escola, quadra de esporte e ainda uma área agrícola para os agricultores que tinha aptidão para a produção agrícola.
tropas federais: precipitação
Aqui no  Maranhão o Governo Federal dá um péssimo exemplo   no caso da crise envolvendo as 1.200 famílias que podem ser despejadas a qualquer momento da área dos índios Awá-Guajá.  O Governo do PT mandou tropas do Exército com uma ordem judicial para despejar cerca de 6 mil pessoas, num prazo de 40 dias para deixarem a área.
Depois que o Governo   viu que pegou muito mal a tentativa absurda da retirada dos agricultores(sem ter para onde ir), as tropas federais tiveram que recuar.  O paliativo do Governo Dilma,  através  do Incra, foi lançar um  edital de última hora para comprar um terreno para abrigar essas famílias.

lavradores à deriva
 A medida tenta  subestimar  a inteligência do povo. Alguém acredita que depois que essas famílias saírem dessa terra  esse processo tem alguma chance de tramitar?. Sem falar que a burocracia não permite que isso aconteça num prazo de 40 dias. Mesmo sendo otimista!  Como essas famílias irão ficar numa área sem nenhuma estrutura? Se o Governo  tivesse interesse de fazer a coisa certa,  por essas famílias, teria  agido  como fez a empresa de Eike Batista, no exemplo acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário