quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

TRABALHO RECONHECIDO: piscicultores de Matinha recebem apoio de instituições de fomento e pesquisa

Os piscicultores do povoado Itans, em Matinha, receberam, neste fim de semana, dos representantes da Fundação Banco do Brasil (FBB) e da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão, (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), veículo para ser utilizado  no escoamento do pescado produzido naquela localidade.
A APPI é formada por 37 piscicultores. Além desses, existem no povoado 82 famílias que também investem no negócio.  A capacitação é uma exigência para que os piscicultores se tornem associados. Mesmo não se submetendo às regras da APPI, os novos piscicultores recebem orientações referentes à criação e venda dos peixes.
O projeto de piscicultura em Itans teve início em 2009. Neste primeiro ano foram vendidos 60 toneladas de peixes. Ano passado, os piscicultores chegaram a comercializar 960 toneladas. Para este ano, os piscicultores preveem a venda de hum milhão e doze mil toneladas. "Estamos gerando receita e desenvolvimento para o Estado", disse orgulhoso o piscicultor.
A aquisição do caminhão integra projeto de melhoria da qualidade da produção e comercialização do pescado encaminhado no ano passado pela Associação dos Piscicultores do Povoado de Itans, à Fundação, com articulação do Escritório Regional da Agerp em Viana.
Expansão de negócios
Com esta nova ferramenta, os empreendedores expandirão seus negócios, seja firmando parcerias com supermercados locais ou fora do Estado. Esta é a visão do presidente da APPI, Elizeu Gomes Silva. Ele conta que atualmente o pescado produzido em Itans é comercializado em São Luís, Imperatriz, Teresina, mercado local e municípios vizinhos.

Com informações da assessoria 





Nenhum comentário:

Postar um comentário