sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

CONFLITO AWÁ-GUAJÁ: prazo de 40 dias para o despejo das 1200 famílias pode ser prorrogado para março, garante Neto Evangelista

Neto faz parte da comissão que defende os agricultores
O deputado Neto Evangelista (PSDB) recebeu ontem garantias da Justiça Federal de que a retirada das mais de mil famílias da reserva Awá-Guajá nos municípios de Zé Doca, São João do Carú e Governador Newton Bello só será realizada a partir do dia 9 de março.
O prazo anterior para que as famílias saíssem espontaneamente terminaria no próximo dia 24.
- Este novo prazo é para que o INCRA encontre lugar para essas pessoas morarem, mas o tempo é curto - disse Evangelista, que é membro do Comitê de Desintrusão das terras indígenas.
Desintrusão é o termo como a Justiça Federal chama a retirada das famílias das terras que entende pertencer apenas aos índios.
O Exército está na área desde janeiro para promover a desintrusão.
De acordo com o deputado do PSDB, é fundamental que o Governo do Estado participe do processo.
1200 famílias que não tem para onde ir
- Precisamos imediatamente que a Governadora intervenha; ou com aquisição de terras por parte do ITERMA na mesma região, ou com um pedido ao Ministro da Justiça para que a decisão seja suspensa, que me parece no momento ser a decisão mais sensata - ponderou.
A decisão da Justiça Federal para retirar as famílias de agricultores se baseou em um laudo de uma antropóloga da Funai.
- Sem a interferência do governo, vamos correr o risco de ver mais um derramamento de sangue no nosso Estado, porque o que percebi na reunião é que a FUNAI quer logo executar a sentença - advertiu o parlamentar.
Além de Neto Evangelista, também participou da reunião o deputado Carlinhos Amorim (PDT)…

Nenhum comentário:

Postar um comentário