sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CIDADE DE FORTUNA FAZ 51 ANOS

Prefeito de Fortuna, Arlindo filho, Raimundo Coelho e Claudio Azevedo

O município de Fortuna, distante 420 quilômetros de São Luís, comemorou sexta-feira (18) 51 anos de fundação. O evento foi marcado com o início das obras de construção da barragem São José, com recursos do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima). Na ocasião, foi realizado, na Câmara Municipal, o Seminário sobre Políticas Públicas, com a presença do vice-governador Washington Luiz.

Durante a programação, o vice-governador anunciou que o Governo do Estado apoiará a Prefeitura a realizar uma administração com foco no desenvolvimento, qualidade de vida, e bem-estar para a população.  “Vamos trabalhar para que os próximos anos sejam de desenvolvimento e que tragam também a modernidade para o município de Fortuna”, declarou Washington Oliveira.

 O Secretário Adjunto da Sagrima, Raimundo Coelho, destacou as ações que a pasta já desenvolve em apoio ao município. “Seguindo nosso compromisso de desenvolver o setor produtivo do estado, incluímos Fortuna em nossas ações, distribuindo 5,5 toneladas de sementes selecionadas de arroz e milho, 776 quilos de sementes de hortaliças para pequenos agricultores e a instalação de seis poços por meio do programa Água para Todos, desenvolvido em parceria com a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba)”, afirmou Raimundo Coelho.

inauguração de uma barragem
 Barragem – A construção de uma barragem no povoado São José foi solicitada à Sagrima pela comunidade para amenizar os períodos de seca na região, que prejudicam a produção agrícola. A pecuária também está inviável, já que o baixo peso dos animais impede a produção de leite e carne. “Atendemos o apelo da comunidade com base no Decreto nº 28.271/12, assinado pela Governadora Roseana Sarney, que incluiu Fortuna entre os municípios autorizados a receberem apoio suplementar dos órgãos governamentais por ocasião dos danos causados pela estiagem no Estado”, justificou Cláudio Azevedo, secretário da Sagrima. Os produtores receberam ainda três kits de irrigação para produção de hortaliças.

 Para o Prefeito de Fortuna, Arlindo Filho, o apoio do governo estadual é fundamental para o desenvolvimento do município. “Com fé em Deus e com as parcerias conquistadas com o governo estadual, vamos, realmente, fazer de Fortuna uma grande cidade, com desenvolvimento e qualidade de vida”, afirmou o prefeito.

Estagnação – Ainda de acordo com Arlindo Filho, o município de Fortuna  viveu nos últimos oito anos um período de estagnação no crescimento e retrocesso político. O setor agropecuário, segundo ele, foi um dos mais prejudicados por falta de investimentos e abandono do poder municipal  aos trabalhadores rurais.
No início dos anos 2000, o município se destacou na produção de milho, arroz, feijão mandioca e carne. O então prefeito de Fortuna, Raimundo Coelho, implantou o sistema Integração Lavoura-Pecuária (ILP).

O ILP é uma tecnologia que permite, na mesma área, a produção de grãos, carne e leite, produzidos em consórcio, sucessão ou rotação de cultura, buscando efeitos potencializadores ou complementares entre culturas para sustentabilidade do agronegócio.

Vice-governador participa de seminário em Fortuna
Segundo o presidente da Faema, José Hilton de Sousa, o  prefeito Arlindo Filho, que também é produtor rural, já procurou a entidade para a concretização de parcerias visando a recuperação da agropecuária de Fortuna e a capacitação dos pequenos produtores rurais por meio do Senar. “O ano começou com sinais positivos  e o aumento massivo de investimentos na agropecuária de Fortuna é a única saída para enterrar um ciclo de oito anos de estagnação” afirmou José Hilton de Sousa.

Seminário  - Entre os assuntos abordados durante o Seminário  sobre Políticas Públicas, foram apresentadas ações voltadas para os municípios, a exemplo do Cooperativismo de Crédito e Sistemas de Cooperativas de Crédito no Maranhão, que é ligado ao Sistema  das Cooperativas de Crédito no Brasil (SICOOB) constituído por mais de 600 cooperativas. Em Grajaú, a experiência conta com o Banco de Crédito, em que a gestão é feitas pelos próprios associados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário