quinta-feira, 12 de setembro de 2013

TURISMO NA RAPOSA: GESTÃO MUNICIPAL INVESTE EM INFRAESTRUTURA E A CIDADE SE TORNA O PRINCIPAL PÓLO DE ECOTURISMO DA ILHA


a força do ecoturismo
Raposa(Ma) -  A indústria da pesca e do turismo movimenta a economia da cidade de Raposa. A sede do município  fica a 28 quilômetros do centro de São Luís. Com uma população de 22 mil habitantes, abrigando a maior colônia de pescadores do Maranhão. Entre os quatro municípios da Grande Ilha de Upaon-Açu, Raposa se destaca pela cadeia produtiva organizada em torno da atividade da pesca e do  turismo.



Wennder, Genivaldo, Gilberto e Clodoaldo
       O Blog do Varão, em parceria com outros profissionais da imprensa, foi convidado pelo gabinete do prefeito Clodomir Oliveira para conhecer  a organização da cadeia produtiva que vem dando outra imagem para a economia do município. O convite foi feito pelo chefe-de gabinete da prefeitura de Raposa Wennder Lucena e pelo  ativista social,  Gilberto do PDT, do blog “A Voz da Raposa”.

passeio seguro e barato


 O prefeito  vem aplicando métodos de boa gestão para obter bons resultados e melhorar a qualidade vida da população.    As secretarias de turismo e pesca trabalham em conjunto para potencializar  a cadeia produtiva do negócio. Os secretários Eliene Santos(Turismo)  e Alisson Penha (Pesca) desempenham um trabalho conjunto centrado na gestão de acordo com o que foi planejado pelo prefeito  Clodomir  Oliveira.

vista da chegada a Ilha de Carimã
 A cidade de Raposa tem um conjunto de atrativos  que tem como estrela principal a praia de Carimã. Muitos visitantes vêm também ao município,  a   procura de um pescado da hora, bem fresquinho, como se chama o peixe  que ainda não foi ao gelo. Todos dias  dezenas de pescadores  chegam do alto mar com toneladas de pescado para descarregar  no porto  da cidade. São  toneladas do produto que abastece boa parte do mercadao consumidor da capital.
peixe fresco
A praia de Carimã é o portal de entrada da  visita. É preciso marcar, através das agências de turismo,  com antecedência para  se programar de acordo com a tabela da maré. O aluguel de um barco  custa R$ 45,00. O passeio começa por Carimã e   abre para o conjunto de 9 ilhas.  Para ter acesso à praia, que é uma pequena réplica dos lençóis maranhenses, 6 empresas de turismo exploram o serviço. A cidade se preparou para receber bem o visitante.

rede de restaurantes com frutos do mar
Depois da volta  do passeio, que geralmente  acontece depois das 17 horas,  que é o tempo que se espera para a volta da maré o turista pode se deliciar com um cardápio à base de mariscos que é oferecido por um rede de 9 restaurantes.


mar com a água limpa, longe da poluição
passeio para a família ( Sandra e Fernanda)


paraíso naturai: conjunto de 9 ilhas

Um comentário:

  1. é tudo mentira moro na Raposa e nada disso condiz com a realidade

    ResponderExcluir