sábado, 20 de junho de 2015

Deputado Wellington defende direitos dos aprovados no concurso do TJ, em audiência

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta sexta-feira (19), em atendimento ao requerimento do deputado Wellington do Curso (PPS), uma audiência pública que discutiu sobre os direitos dos aprovados no último concurso do Tribunal de Justiça, realizado em 2011.

Presidida pelo deputado Wellington, que é vice-presidente da Comissão, a audiência contou com a presença da representante da Procuradoria Geral do Estado, Cláudia Gonçalves; do presidente do Sindjus, Aníbal Lins; dos coordenadores do movimento "Nomeação Já", Gilsana e Laercio; da advogada dos aprovados, Aline Moraes, entre outros representantes da categoria.

A coordenadora do movimento "Nomeação Já", Gilsana Penha, discorreu sobre os desafios enfrentados pelos aprovados no concurso, que desde 2011 esperam para serem, sequer, ouvidos. Gilsana afirmou, ainda, que os aprovados não estão pedindo emprego, mas cobrando aquilo que lhe é de direito: a nomeação.

O presidente do Sindjus, Aníbal Lins, exaltou o empenho e atuação do deputado Wellington do Curso em defesa das minorias e das diversas classes que vem representando, além de dizer, também, que cobrará do Poder Judiciário soluções para o caso e o Sindicato estará à disposição dos aprovados.

Para a advogada dos aprovados, Aline Moraes, ainda existem muitas irregularidades no concurso que precisam ser apuradas.

Na oportunidade, o deputado Wellington relembrou a Indicação nº 048, de sua autoria, que solicita à desembargadora Cleonice Freire, Presidenta do Tribunal de Justiça do Maranhão, que adote providências no sentido de convocar os aprovados do último concurso do Poder Judiciário, promovido em 2011.

"Recebemos o Ofício número 208/2015, em resposta ao Ofício nº 043 desta Casa, encaminhando a nossa Indicação ao presidente do TJ. A discussão travada no presente feito, ganha maior relevo ao se observar, ainda, a realidade sócio-econômica estadual, sendo o acesso ao cargo público uma das fontes de democratização ao acesso e consolidação de rendas locais como condição para proporcionar maior dignidade e bem-estar àqueles que se submetem e logram a aprovação nesse tipo de certame. Prezando o compromisso com a qualidade de prestação dos serviços públicos, coloco-me à disposição da Direção do Tribunal de Justiça do Maranhão e da Comissão de Concursados para servir como um dos interlocutores desta Casa Legislativa para o debate das alternativas e soluções para viabilizar a convocação de todos os candidatos aprovados no certame", enfatizou.

Dentre os encaminhamentos levantados ao final da Audiência, ficou acertado um possível acordo com o TJ, através de uma outra audiência, com a participação do Sindicato, da Comissão dos Aprovados e com deputados e representantes da Assembleia. Foram solicitados, também, uma cópia do dossiê encaminhado pelo Sindjus ao CNJ, o recolhimento de todos os documentos e assinaturas para que sejam protocolados no CNJ e o posicionamento do Governo do Estado, além da oficialização de denúncia ao Ministério Público e a realização de uma Reunião Geral para o dia 4 de julho, na qual será feita a preparação para uma ação judicial coletiva antes do término final do prazo do concurso. Os aprovados solicitaram, ainda, dados ao CNJ e requisitaram a prestação de contas ao TCE sobre os gastos com pessoas do TJ.

4 comentários:

  1. Vamos... Avante! Rumo às nomeações!

    ResponderExcluir
  2. Vamos. Avante! Rumo às nomeações!Juntos somos vencedores

    ResponderExcluir
  3. Somos guerreiros que não fogem à luta! Passamos em um dos concursos mais concorridos que há e composto de 3 exaustivas e desgastantes etapas. Fomos 6907 aprovados e apenas 938 foram nomeados, agora, isso representa menos de 14% dos aprovados. Esta é luta árdua e justa! Mesmo que as contrariedades apareçam para atrapalhar, nós temos a certeza que elas não vão prevalecer, pois o Senhor é conosco, tenham confiança! O adversário pode até ameaçar os nossos passos, mas não poderá nos derrotar, pois o Senhor é a Nossa proteção! As dificuldades poderão até vir a nos assombrar, mas não irá nos fazer desistir, pois o Senhor é a nossa providência, acreditem! Os contratempos surgem para causar confusão, mas não terão como nos confundir, pois no Senhor esta a nossa esperança! Mesmo que as adversidades queiram nos parar, não será capaz de nos deter, pois o Senhor é a nossa salvação, mas para isto, teremos que acreditar que Deus é o Senhor e que Ele está conosco todos os dias e já tomou a frente desta BATALHA ! Quero agradecer em especial ao Deputado Wellington que não mede esforços para nos ajudar e sempre disposto a colaborar e apoiar nossa luta!

    ResponderExcluir