terça-feira, 2 de junho de 2015

Semana do Meio Ambiente - Parque do Bom Menino vai ganhar 200 novas mudas de árvores

Camila Braga - primeira dama de São Luís
O Parque do Bom Menino vai ganhar 200 novas mudas de árvores que serão plantadas como parte das ações da Semana do Meio Ambiente promovidas pela Prefeitura de São Luís. A programação, aberta nesta segunda-feira (1º) pela primeira-dama, Camila Braga, inclui ainda limpeza e diagnóstico das árvores existentes no parque oficinas de reciclagem e de pintura, apresentações culturais, exposições com material reaproveitáveis, palestras sobre o meio ambiente e sustentabilidade. A ação integra o conjunto de medidas programadas pela gestão do prefeito Edivaldo para o mês de junho na área de meio ambiente.
A programação acontece até quarta-feira (3) no Parque do Bom Menino e será encerrada na sexta-feira (5) com uma grande caminhada ecológica ao longo do Parque do Rio das Bicas, a partir das 8h. Uma grande estrutura foi montada no parque para receber tanto os frequentadores do local quanto escolas da educação infantil, ensino fundamental e ainda alunos de escolas particulares que devem participar da programação.
Ao som da banda do Exército, a primeira-dama abriu a programação que tem a participação de várias secretarias municipais e parceiros como Universidade Ceuma, Sistema Fiema e Sinduscon. Após a abertura, Camila Braga, acompanhada do presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Luiz Carlos Borralho, dos secretários municipais Marco Diniz (Meio Ambiente), Geraldo Castro (Educação), Julio França (Desportos e Lazer) e do secretário Estadual de Meio Ambiente, Marcelo Coelho, fez o plantio simbólico de uma muda de pau-brasil.
"Estamos comemorando a Semana do Meio Ambiente com diversas ações em vários stands e secretarias da Prefeitura de São Luís. É um momento muito importante para nossa cidade, cada vez a gente busca ainda mais resgatar a autoestima e o cuidado das pessoas com nossa cidade, zelando pelo nosso meio ambiente, pelo embelezamento da nossa cidade", disse a primeira-dama.
A população aprovou a programação especial sobre a temática e participou do momento no Parque do Bom Menino. "Acho muito relevante esse momento de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. Estamos vendo o que o desmatamento e a poluição estão causando para todos nós: falta de água em muitas regiões e temperaturas acima do normal são alguns dos exemplos. Temos que pensar o mundo que queremos deixar para os nossos filhos", disse a autônoma Ligiane Marques, que acompanhou a abertura da programação da semana.
O presidente Impur, Luiz Carlos Borralho, destacou que a semana é um momento em que a Prefeitura tem a oportunidade de fazer várias discussões da agenda ambiental. "Aqui nós reunimos todas as secretarias e órgãos onde temos núcleos ambientais, trouxemos todas essas políticas para dentro do Parque do Bom Menino e vamos estar mostrando toda a política do Município na área, a agenda ambiental que ele desenvolve ao longo de toda essa cadeia, expondo em stands e trabalhando isso com a população", destacou o presidente.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Marco Diniz, informou que, como parte das atividades da secretaria durante esta semana, serão realizadas ações de fiscalização, licenciamento e educação ambiental. A secretaria também oferecerá oficinas de reciclagem, com confecção de bolsas e carteiras, feitas a partir de tetrapak, e de chaveiros, utilizando garrafas pet.
Cerca de 600 estudantes da rede municipal de ensino participam das atividades da semana. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizou equipe técnica que realiza oficinas de reciclagem de materiais e apresentações culturais para as crianças. A programação conta ainda com a presença do Carro Biblioteca, que promoverá roda de leitura e contação de histórias.
"Estamos com vários projetos de valorização e percepção do meio ambiente. Esta semana traz a maturidade de várias experiências e, através dela, o prefeito Edivaldo reúne as várias secretarias dando a intersetorialidade e transversalidade necessárias ao desenvolvimento deste assunto", destacou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário