sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Secretário Geraldo Castro Sobrinho acompanha visita de alunos da rede municipal à 8ª Feira do Livro-


Para as escolas da rede municipal de ensino, a 8ª Feira do Livro de São Luís (FeliS) tem sido um importante instrumento para o aprendizado de forma lúdica. O evento promovido pela Prefeitura de São Luís, através da Fundação Municipal de Cultura (Func) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), já recebeu dezenas de comitivas de estudantes de escolas da rede municipal.
“A realização da 8ª FeliS e a participação de tantos estudantes das nossas escolas demonstram a importância que o prefeito Edivaldo dá à Educação e à Cultura. Valorizando a literatura e o exercício do lúdico para as crianças, a administração municipal propicia oportunidades diferenciadas de aprendizado aos nossos estudantes e estimula a formação de novos leitores”, disse o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.
Além dos estandes das editoras, as crianças e adolescentes que visitam o evento participam de palestras, lançamentos de livros, brincadeiras e jogos, e ainda têm hora marcada no Espaço Criança, um local estruturado pela Prefeitura, através da Semed, onde elas podem ler livros, desenhar, pintar, assistir vídeos, musicais e peças teatrais, além de interagir com escritores de livros infantis.
O Espaço Criança é dividido em dois estandes. Em um deles, é feita a leitura e contação de históricas de clássicos infantis, bem como de autores infantis maranhenses – como o patrono da feira, Wilson Marques. Também são apresentados espetáculos montados pelas escolas do município. Os autores também participam de tardes de autógrafos e conversam com as crianças sobre as obras.
Já no outro estande, são realizadas brincadeiras, desenho e pintura. As crianças também podem assistir a filmes infantis e fazer pintura facial. Há também a Hora do Conto, com leitura para as crianças. Os estudantes da creche Emir Justino, no bairro do São Bernardo, estiveram entre as turmas que já visitaram a FeliS.
Complemento
De acordo com a coordenadora do Espaço Criança para a Educação Infantil, Darly Machado, a experiência diferenciada é uma forma de complementar o conteúdo estudado em sala de aula. Como exemplo, ela citou a visita do educandos da creche Emir Justino. “Como as crianças leram os livros na escola, a tarde foi ainda mais especial. Elas interagiram bastante e fizeram muitas perguntas”, observou.
Outra escola que organizou a visita dos estudantes à Feira do Livro foi a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Miguel Lins. Crianças e adolescentes participaram de uma tarde de autógrafos com a escritora maranhense Sharlene Serra, autora dos livros da Coleção Incluir, desenvolvidos para os anos finais da Educação Infantil e para o primeiro segmento do Ensino Fundamental.
Várias outras unidades de ensino realizaram visitas à 8ª FeliS durante esta semana, sempre com clima de alegria e expectativa com a programação. Thallyanne Fonseca, 8 anos, estudante do 2º ano do Ensino Fundamental da U.E.B. Ribamar Bogéa revelou que estava ansiosa. “Quero ver todos os brinquedos, os desenhos, os livros e as apresentações”, disse.
Cleyson Costa, 15 anos, estudante do 9º ano da U.E.B. João Lima Sobrinho também fez questão de participar das várias atividades promovidas no Espaço Criança. “Gosto muito de ler, especialmente livros de terror, aventura e ação. Este ano participei de uma oficina de origami, visitei os estandes dos livros e ainda assisti a um espetáculo teatral”, contou.
A 8ª Feira do Livro de São Luís acontece até este domingo (9) no bairro do Desterro. O evento é realizado pela Prefeitura e conta com a união de várias instituições como o Serviço Social do Comércio (Sesc/MA), correalizador da 8ª FeliS, patrocínio da Vale; e apoio da Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem) e Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)


Nenhum comentário:

Postar um comentário