quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Reitor da UFMA apresenta pesquisa sobre doença renal crônica em congresso nos EUA


O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado e o farmacêutico-bioquímico do Hospital Universitário, João Victor Leal Salgado participaram entre os dias 11 e 16 de novembro, do Congresso Americano de Nefrologia realizado na Pensilvânia, na Filadélfia, EUA.  Eles apresentaram o trabalho “Prevalence of Chronic Kidney Disease in a Brazilian Former Slave Population: Preliminary Findings From The Prevrenal Study.” O evento reuniu profissionais renomados de diversos países e teve como tema “Semana do Rim 2014-Construindo Novos Caminhos para a saúde do Rim”. 
O trabalho é decorrente do projeto intitulado “Prevalência de Doença Renal Crônica no Município de São Luís e em Comunidades Quilombolas de Alcântara”, no estado do Maranhão, realizado por um grupo de profissionais do HU, sob a coordenação do reitor Natalino Salgado. O projeto tem parceria da Universidade Federal de São Paulo, sob a coordenação do professor Ricardo Sesso. 
O estudo consiste em determinar a prevalência da Doença Renal Crônica em indivíduos adultos afrodescendentes residentes em quilombos de Alcântara, no Maranhão. A DRC é grave e complexa, porém, com tratamento adequado o paciente pode ter qualidade de vida. 
Durante a pesquisa, foi realizada uma avaliação clínico-laboratorial e de atividade física com os moradores das comunidades quilombolas. Eles passavam por coleta de sangue para realização de exames como glicemia (dosagem do açúcar), colesterol, hemoglobina (avaliar a anemia) e creatinina (avaliar a função do rim). 
Após a coleta, o paciente com suspeita de doença dos rins era encaminhado para o Hospital Universitário. Lá, era acompanhado por uma equipe multiprofissional formada, além de médicos e enfermeiras, por nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeuta, psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. 
O reitor Natalino Salgado, que também é nefrologista, destacou a importância de levar para além das fronteiras do Brasil a pesquisa, realizada com muito empenho por um grupo de profissionais das mais diversas especialidades. “Trata-se de uma conquista valiosíssima, é importante que se divulgue e que se tenha esse espaço para troca de conhecimentos com outros profissionais para que possamos mostrar o que temos de melhor e também aprender com as pesquisas dos demais”, enfatizou.
Além do reitor da UFMA e do professor da USP, Ricardo Sesso, também participaram do estudo os seguintes profissionais: Joyce Santos Lages,Dyego José de Araújo Brito, Alcione Miranda dos Santos, João Victor Leal Salgado, Giselle Andrade dos Santos Silva, Francisco Monteiro Júnior,Francival Leite de Souza, Gisele Silva Pereira, Ana Luisa Bezelga, Elton Jonh Freitas Santos, Elisângela Milhomem dos Santos, Isabela Leal Calado, Natália Ribeiro Mandarino, Deuzilene Pedra Viegas, Raimunda Sheyla Carneiro Dias, Elane Viana Hortegal, Mara Silvia Pinheiro Cutrim,Emanoel Catarino Serra Santos, Inácio Silva Diniz, Adriana Aragão Silva, Eliane Nascimento e Gilberto Castelo Branco Souza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário