quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Prefeitura apresenta Cidade Jardim a profissionais da arquitetura

 
foto ilustrativa do Cidade Jardim
A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), apresentou o Programa Cidade Jardim a profissionais da área de arquitetura. O encontro realizado na tarde desta terça-feira (25), na sede do Impur, reuniu arquitetos que se dispuseram a contribuir com a elaboração de projetos paisagísticos para o Programa Cidade Jardim, lançado pelo prefeito Edivaldo no mês passado. O objetivo da reunião foi sensibilizar e envolver os arquitetos com o Programa.
“O diálogo com os profissionais da área teve um resultado positivo e a parceria possibilitará que os projetos a serem executados sejam referenciados pelos arquitetos. A intenção do prefeito Edivaldo, com o programa, é potencializar as belezas da paisagem urbana de nossa cidade”, destacou o presidente do Impur, Luís Carlos Borralho.
Durante o encontro, os profissionais apresentaram sugestões para o aperfeiçoamento do Cidade Jardim e foram convidados a serem parceiros do Programa. O presidente do Impur destacou a importância desse envolvimento dos diversos setores da população e lembrou os resultados já alcançados, como a participação das escolas da rede pública municipal e de empresas privadas. Desde o lançamento do Cidade Jardim, cerca de 10 jardins foram implantados nas unidades de ensino. Outro reflexo do programa é a adoção de praças e rotatórias por meio de parcerias e diálogos realizados com a população.
O grupo de arquitetos passará a se reunir regularmente com a equipe técnica do Impur para que os projetos de praças, canteiros e rotatórias passem a ser desenvolvidos na medida em que as parcerias forem firmadas com as instituições privadas. A exemplo desse encontro com os arquitetos, o Instituto da Paisagem Urbana realizará ainda reuniões com a rede hoteleira, fornecedores de plantas ornamentais e empresários da construção civil.
Para o arquiteto Frederico Guerra, a iniciativa da Prefeitura é fundamental para o processo de revitalização paisagística da cidade. “É um pontapé essencial para mudar essa falta de participação da população, que deixou de se envolver com a paisagem urbana. O nosso objetivo é contribuir com projetos e ideias que possam ser abraçados pela iniciativa privada para que sejam executados”, afirmou o arquiteto.

CIDADE JARDIM
O São Luís Cidade Jardim é um macroprograma que prevê ações em parceria com empresas privadas, instituições de diversos segmentos e o envolvimento da sociedade em geral a fim de realizar intervenção paisagística em vários espaços da cidade. O programa se divide em oito eixos de ação: Portais da Minha Cidade, Jardim da Minha Escola, Jardim da Minha Casa, Jardim da Minha Rua, Jardim da Minha Praia, Minha Calçada, Minha Árvore e Jardim da Minha Empresa.
O objetivo é desenvolver ações nesses vários eixos, como a implantação de portais nas entradas e saídas da cidade, auxiliar a criação de jardins ecológicos nas escolas e incentivar a jardinagem doméstica. Além disso, o programa trabalha a valorização de terras ociosas urbanas e periurbanas, com planejamento, conservação e manutenção da paisagem nas praças, avenidas, canteiros, entre outros espaços públicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário