quarta-feira, 28 de maio de 2014

Reitor da Ufma, Natalino Salgado, pede desligamento da Apruma


O reitor Natalino Salgado e a sua esposa Bernardete Leal Salgado, professora do Departamento de Ciências Fisológicas, protocolaram ontem pedido de desfiliação da APRUMA, a Associação dos Professores da UFMA, depois de mais de vinte anos de associados. Eles acompanham um movimento em série que vem ocorrendo entre docentes da instituição, insatisfeitos com os rumos que o sindicato da categoria tomou nos últimos anos.
Dominada pela turma do PSTU, PSol e Conlutas, a APRUMA se afastou da base, abandonou as lutas da classe e passou a se dedicar a incitar greves e movimentos de protestos. O resultado dessa política, que não discute idéias e tem aversão à arte do diálogo e do pluralismo partidário, é o total esvaziamento da entidade. O exemplo mais recente ocorreu na semana passada quando um pequeno grupo de professores bloqueou a entrada do Campus no dia nacional de paralisação dos docentes das instituições federais de ensino superior. Não fosse pelo reforço recebido dos técnicos-administrativos, em greve há mais de dois meses, a mobilização teria sido um fiasco total.
A criação de um novo sindicato de docentes não é um fato isolado da UFMA. Movimento nesse sentido vem ocorrendo em várias universidades federais do país. Quase sempre motivado pelos mesmos erros cometidos pela entidade sindical dos professores da UFMA: o radicalismo e a intolerância, no lugar do debate de ideias e propostas, visando o fortalecimento da classe e a garantia de conquistas de interesse coletivo.
Uma fonte do movimento, diz que a luta é para mudar estruturas arcaicas que não correspondem mais aos reais anseios dos professores. A proposta, explica a fonte, é instituir uma renovação na agenda sindical da UFMA, um movimento realmente autônomo, sem atrelamento a reitorias e partidos. Docentes de todos os departamentos têm apoiado a fundação do novo sindicato, cuja comissão provisória dirigente deve ser instalada oficialmente na próxima sexta-feira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário