Aplicado em seis escolas da rede de ensino da Prefeitura
de São Luís, o Programa de Correção de Fluxo recebeu esta semana avaliação
positiva do governo federal. As Unidades de Educação Básica (U.E.B.s) Rubem
Almeida e Agostinho Vasconcelos receberam a visita da representante do
Ministério da Educação (MEC), Maurícia Bezerra Costa do Egito, que avaliou o
impacto que o programa tem no desenvolvimento da capacidade cognitiva de
crianças e adolescentes.
A execução do programa em São Luís está de acordo com a orientação
do prefeito Edivaldo de corrigir as distorções idade-série, minimizando
prejuízos na vida escolar. O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro,
destacou o valor do programa. “A defasagem escolar compromete a autoestima do
educando e favorece a evasão. A partir de iniciativas como essa, possibilitamos
a esses estudantes avançar e progredir no aprendizado”, disse o secretário.
A consultora do Ministério da Educação, Maurícia Bezerra
Costa do Egito, esteve em duas escolas da rede municipal e considerou exitosa a
execução do Programa de Correção de Fluxo Escolar na alfabetização. Atualmente,
são atendidos 131 estudantes em São Luís, por meio do programa desenvolvido
através do convênio entre o governo federal, por meio do MEC, e a administração
municipal.
“Esta visita foi uma oportunidade de constatar in
loco a funcionalidade dessa iniciativa, o que nos deixou muito felizes.
Percebi que após menos de seis meses no programa, crianças que não liam, agora
já começaram a ler, e também a escrever com letra bonita”, apreciou Maurícia.
ATIVIDADES
Em São Luís, o Programa de Correção de Fluxo Escolar na
Alfabetização é desenvolvido nas unidades de Educação Básica Rubem Almeida,
Agostinho Vasconcelos, Galileu Clementino e no anexo Leonardo da Vinci da U.E.B.
Maria Alice Coutinho. As aulas são realizadas três vezes por semana, no turno
contrário ao ensino regular. A intenção da Semed é ampliar o atendimento para
outras escolas municipais.
O programa objetiva a alfabetização e o desenvolvimento
dos alunos não alfabetizados nas turmas de terceira etapa (3º ano) do 1º ciclo,
primeira e segunda etapas (4º e 5º anos) do 2º ciclo do Ensino Fundamental, bem
como dos estudantes matriculados com distorção idade/etapa que não estão
alfabetizados. Para isso, o programa disponibiliza formações e assessorias aos
docentes, bem como material didático para os educandos.
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