quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Dinheiro retido nos empréstimos consignados quebrou a economia do Maranhão em 2013


 Conversando com alguns pequenos comerciantes aqui do bairro do Planalto do Pingão, em São Luís, encontrei muita reclamação com a crise econômica que afeta o  Maranhão. Para eles  o dinheiro sumiu da praça em 2013 e o poder de compra do consumidor evaporou. Segundo eles o grande culpado dessa crise sem precedentes são  os  empréstimos consignados.  Uma praga que contaminou o país com falsa ideia de dinheiro fácil.
Aqui na capital, segundo os comerciantes, o exemplo é bem emblemático. A Região Metropolitana pelo fato de não se ter um pólo industrial desenvolvido que permita  uma grande movimentação de dinheiro circular, a crise ficou  mais evidente. Tudo pelo fato do comércio ser movimentado apenas pelos salários do funcionalismo público, aposentados e bolsa família. O problema é que todas essas categorias estão atoladas em dívidas dos empréstimos consignados. No final do mês  não recebem mais salários.  Praticamente 80% dos  vencimentos ficam retidos nos famigerados empréstimos consignados.  Por causa disso o dinheiro sumiu da praça. Se o estado não tem movimentação financeira, o  dinheiro não circula e o comércio quebra porque não tem para quem vender.
O fato é grave e afeta a economia do Maranhão de forma letal. Todo o dinheiro que o Governo Federal, Governo do Estado e Prefeituras jogam mensalmente  na economia do Maranhão é retido pelas empresas de empréstimos consignados, sem circular, voltando para os grandes centros onde a economia é mais forte.

Tudo isso faz parte de uma politica econômica violenta do Governo Federal de  centralizar tudo, massacrando os estados e os municípios. O governo dá com uma mão e toma com outra. Até no Bolsa Família eles criaram uma espécie de consignado com o tal do cartão “Minha Casa Melhor”. 

Um comentário: