terça-feira, 17 de dezembro de 2013

BIOTECNOLOGIA: EMBRAPA LANÇA VARIEDADE DE ARROZ COM GENÉTICA DESENVOLVIDA PARA A BAIXADA MARANHENSE


Em solenidade que reuniu mais de cem pessoas na Fazenda Mamão, em Arari-MA, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, promoveu o lançamento da cultivar de arroz BRSMA 357, no último sábado (14). A variedade, que foi desenvolvida especialmente para o Estado do Maranhão tem uma base genética que reúne características importantes para o ambiente da Baixada Maranhense, como o baixo porte, a alta produtividade, o fácil manejo e a possibilidade de cultivo em pequenas áreas.
“Este ano a Embrapa completa 40 anos e o lançamento desta cultivar é um dos eventos que planejamos para comemorar a data. Essa comemoração, porém, não teria graça sem a participação de nossos parceiros e, por isso, quero destacar a importância das parcerias (públicas e privadas) para chegarmos até aqui”, disse a diretora-executiva de Administração e Finanças da Embrapa, Vânia Castiglionni, representando o presidente da Empresa, Maurício Lopes, na solenidade de lançamento da cultivar.
A diretora também ressaltou a participação da Embrapa Cocais --unidade da Empresa no Maranhão-- no desenvolvimento da nova cultivar, junto com as unidades Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO); Meio-Norte (Teresina-PI); Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF); e Produtos e Mercado (Escritório de Imperatriz-MA).
 “A instalação da unidade no Maranhão começou a partir de 2009 e hoje estamos vendo frutos da aceleração de um trabalho feito a partir de um projeto conjunto”, afirmou Vânia Castiglionni, se referindo, além dos trabalhos das unidades da Empresa, às parcerias com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp-MA), que é vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes). “(Com essas parcerias), produtores vão ganhar em qualidade e produtividade”, afirmou a diretora.

SAGRIMA – No lançamento, que foi realizado durante a abertura da Festa da Colheita do Arroz Irrigado, realizada pelas empresas Camil e BB Mendes, a primeira produção de sementes da BRSMA 357 foi entregue simbolicamente à Sagrima, que adquiriu 100 toneladas da nova cultivar para destinar ao programa “Viva Sementes”, que tem por objetivo o desenvolvimento do agricultor familiar maranhense.
Representando a governadora Roseana Sarney, o secretário Cláudio Azevedo salientou a importância da parceria entre o governo estadual e a Embrapa.

DIA DE CAMPO – No dia anterior ao lançamento da nova cultivar, a Embrapa promoveu um “Dia de Campo” em Arari, no período da manhã, em parceria com a Agerp, a Sagrima, o Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), a Fazenda Mamão e as empresas Camil e BB Mendes.
O evento teve por objetivo levar produtores e visitantes para uma visita à Fazenda Mamão, onde há uma vitrine com cultivares BRSMA 357 plantadas em uma área de aproximadamente 1.000 m².
Além da visita às vitrines, os produtores também receberam informações técnicas de pesquisadores da Embrapa sobre a nova cultivar que, ajustada às condições da Baixada Maranhense, chega ao mercado com um ciclo de 140 dias entre a plantação e a colheita, prazo que cobre quase todo o período de chuvas na região.
 
SEMENTE BÁSICA - Em breve, a BRSMA 357 também deverá estar disponível em escala comercial, por meio dos produtores de sementes. A semente Básica poderá ser adquirida por meio do Escritório da Embrapa Produtos e Mercado, em Imperatriz-MA - EIMP. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (99) - 3526-1093 / 3526-1095, ou pelo e-mail spm.eimp@embrapa.br.
Da assessoria, com edição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário