quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Chile elege nova presidente com voto facultativo, enquanto em São Luís, mais de 100 mil eleitores irão ficar fora da eleição de 2014 por falta de interesse no processo eleitoral

prazo de última prova o desinteresse do eleitor
A manhã, dia 19 de dezembro, encerra o prazo para o eleitor de São Luís fazer o seu recadastramento biométrico. No universo 678 mil eleitores da capital, cerca de 100 mil não vão conseguir se recadastrar e ficarão automaticamente fora do processo eleitoral de 2014. Daria para eleger um deputado federal ou dois estaduais.
multa e punições para o título cancelado
Alguns debitam isso na conta do famoso "jeitinho brasileiro" de deixar tudo para última hora. Mas não é verdade. Soma-se a isso a falta de credibilidade dos políticos, corrupção dos  gestores públicos, causando desilusão no eleitor. Com isso o maranhense perdeu a vontade de eleger seus representantes.
Com o prazo estourado e as filas dobrando quarteirões  não foi falta de planejamento e organização do TRE do Maranhão. Pela primeira vez a instituição colocou à disposição dos eleitores uma mega estrutura com uma logística perfeita espalhada em toda cidade com um prazo bem alongado e facilidade para o eleitor se cadastrar. Mesmo assim ele não compareceu. Só foi na última hora devido às pressões das punições da Justiça Eleitoral.
no Chile Michele Bachelet foi eleita com o voto facultativo
Talvez seja a hora certa para o Brasil pensar em implantar o voto facultativo. O Chile, nosso país vizinho, acabou de eleger sua presidente da republica Michele Bachelet numa eleição limpa e com o voto facultativo. Cerca de 60% dos eleitores  deixaram de ir as urnas. Mas nem por isso, com apenas os 40% que votaram na eleição, deixou o processo   ilegítimo.

Com  o voto facultativo só vai as urnas os eleitores que acreditam na mudança através do voto. E se acreditam no processo, não irão vender seu voto.Essa é a vantagem; esse é o caminho.





2 comentários: