registro de um paparazzi de plantão na formatura do blogueiro, enfim jornalista |
SÃO LUÍS – Ao longo de seus 48 anos de existência, a
Universidade Federal do Maranhão passou por diversas transformações. Nenhuma
como a vivida nos últimos sete anos. A expansão em infraestrutura, ensino,
pesquisa, extensão possibilitou que a UFMA fosse vista como uma das
instituições de ensino superior mais bem conceituadas do NO/NE, reconhecimento
obtido por meio de diversas avaliações feitas pelo Ministério da Educação
(MEC). Na mais importante delas, a Avaliação Institucional Interna, a UFMA
obteve nota 4, em uma escala de 1 a 5, conceito apontado como “Muito Bom”, por
conta de seu desempenho nos critérios de ‘Planejamento e Avaliação
Institucional’, ‘Desenvolvimento Institucional’, ‘Políticas Acadêmicas’,
‘Políticas de Gestão’ e ‘Qualidade da Infraestrutura Física’, que impressionou
a comissão de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Texeira (Inep/MEC), órgão executor da análise.
reitor Natalino Salgado - responsável pelo crescimento da Ufma |
O Índice Geral dos Cursos (IGC)
divulgado pelo Inep é um cálculo que reúne dados institucionais e avaliações e
faz uma média – de estatísticas coletadas por três anos - baseada em notas de
diversos aspectos dos cursos de graduação e pós-graduação das instituições de
ensino superior (IES). O IGC, avalia, inclusive, médias recolhidas pelo Exame
Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) - que testa, por meio de uma prova
escrita, o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos
conteúdos programáticos, habilidades e competências - e pelo Conceito
Preliminar de Curso (CPC), criado pelo MEC para representar o que se espera de
um curso em termos de qualidade e excelência e que tem base a avaliação de
desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos
didático-pedagógicos e demais insumos.
O ICG 2013, relativo ao triênio de
2011-2013 e divulgado em dezembro de 2014, apontou a média 3 da UFMA, conceito
que revela o esforço da Pró-reitoria de Ensino (Proen) em envolver a comunidade
acadêmica nas avaliações institucionais que
a instituição executa, a fim de fortalecer sua imagem e índices perante o
cenário nacional e internacional, favorecendo os estudantes e docentes da
universidade. Há expectativa de melhora do IGC para os próximos anos.
Segundo o procurador educacional
institucional da UFMA, Romildo Martins Sampaio, os dados apontam a qualidade
dos cursos da UFMA. “O curso de Nutrição foi o 19º melhor conceito Enade e 34º
melhor CPC entre 200 cursos da mesma área avaliados; Zootecnia teve o 32º
melhor Enade e 24º CPC do país entre mais de 60 cursos; Odontologia tem o 36º
conceito Enade entre 179 cursos; Farmácia teve 38ª colocação entre 298 cursos e
em Enfermagem, a UFMA tem o 52º melhor curso entre 527 do Brasil”, exemplifica.
Os últimos resultados do Enade
divulgados pelo Inep indicam que dos nove cursos da UFMA avaliados por meio do
exame, cinco obtiveram nota 4 e dois nota 3, em uma escala de 1 a 5. A média
obtida no CPC do último triênio também apontou um cenário positivo: 90% dos
cursos da UFMA estão dentro da faixa de conceito 3, 4 e 5, revelando apenas um
dos cenários de excelência que a universidade obteve e busca, a cada ano, melhorar
ainda mais.
O crescimento contínuo pelo qual a
UFMA passou nos últimos sete anos está refletido em dados irrefutáveis. Em
2007, o número de alunos na graduação era de 13.109. Em 2014 chegou a 23.570
estudantes. No mesmo período, a quantidade de cursos de graduação pulou de 43
para 80, enquanto o corpo docente saltou de 903 para 1.711 professores, 90%
destes com mestrado ou doutorado.
A UFMA também construiu novos prédios
na capital e nos campi do interior maranhense, firmou 898 convênios, criou
condições para que 431 estudantes pudessem realizar intercâmbio acadêmico por
meio do Programa Ciências sem Fronteiras, implantou o curso de graduação em
Libras, informatizou o sistema acadêmico, dobrou o número de bolsistas de
Iniciação Científica, implantou o Pronatec, que oferece capacitação a 330
alunos em 11 cursos, fortaleceu seu programa de interiorização, construiu um
prédio específico para empresas juniores, entre outras ações.
Todo esse investimento fez com que a
UFMA se destacasse em avaliações governamentais e não governamentais. No
último Ranking Universitário Folha (RUF), a UFMA subiu de 49,16, de 2012, para
56,57 em 2013, liderando os índices do estado. No ranking, dos 29
cursos de graduação da Universidade Federal, 26 foram classificados entre os
melhores do estado e três como segundos melhores. O Guia do Estudante, referência
entre os alunos aspirantes a vagas em IES e que avalia os cursos de graduação
do país em até cinco estrelas, classificou 33 cursos da Universidade Federal do
Maranhão com 3, 4 e 5 estrelas em 2014, um desempenho 65% superior em relação
ao ano de 2013. No Conceito do Curso (CC), outra avaliação do MEC, 32 cursos
presenciais e na modalidade a distância tiveram destaque: 16 alcançaram
conceito “Bom” e 17 entraram na classificação “Muito Bom”.
O desenvolvimento visível, a
implantação dos cursos de Medicina e Enfermagem em Pinheiro e Imperatriz, e o
empenho em capacitar professores e servidores para aumentar a qualidade do
serviço e das pesquisas, tem atraído cada vez mais aspirantes a vagas na UFMA.
No primeiro semestre de 2014, 81.891 candidatos se inscreveram no Sistema de
Seleção Unificada (SiSU), número que saltou para 134.173 candidatos em 2015, um
aumento de 61%.
O aumento na abertura de vagas é
outra demonstração inequívoca de crescimento da UFMA: no primeiro semestre de
2014, foram oferecidas 2.268 vagas, enquanto para o mesmo período deste ano são
2.338 vagas, número a ser ofertado também para o segundo semestre de 2015.
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