quinta-feira, 17 de abril de 2014

Prefeitura comemora Dia do Livro Infantil


Na semana em que é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, a Prefeitura de São Luís contabiliza 1.200 atendimentos pelo Projeto Carro-Biblioteca, e desenvolve uma programação especial para as crianças. O programa, existente na rede municipal de ensino desde 1995 e reforçado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, leva cultura e estimula o interesse pelos livros entre os pequeninos.
O caráter lúdico do projeto carro-biblioteca segue a diretriz da gestão de garantir uma política educacional para além dos prédios escolares, estimulando a fantasia e a criatividade. “O carro biblioteca viaja entre nossas escolas possibilitando a cada criança o exercício do sonho, do lúdico e do fantástico, que nessa idade são fundamentais para o desenvolvimento intelectual”, apontou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro.
As atividades foram realizadas nas Unidades de Ensino Básico (UEBs) Luís Serra, Bandeira Tribuzzi, Olinda Desterro, Alberico Silva, Raimundo Chaves e Tancredo Neves. A programação incluiu a apresentação dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo e das histórias de Monteiro Lobato. No pátio da escola Alberico Silva (CIEP-Alemanha), onde foi realizada uma roda de contação de histórias, as crianças tentavam acertar o nome dos personagens. O desenho da boneca Emília é, de longe, um dos primeiros a ser reconhecido pela meninada.
A professora do 1º ano do CIEP Alemanha, Socorro Gonçalves, há 12 anos integrante da rede municipal de ensino, destacou a importância do projeto para a turma de estudantes em que ela leciona. “Trabalhamos com crianças em fase de alfabetização. Então, quando abrimos um livro e lemos uma história para uma criança dessa idade, ela imediatamente se interessa e vai querer ler por conta própria. Nasce aí um futuro leitor”, disse ela.

CRIATIVIDADE
 Além da contação de histórias e da apresentação dos personagens de Monteiro Lobato, o projeto Carro-Biblioteca também faz dramatização, teatro de fantoches, bingo cultural, história ampliada, pintura facial, baú de histórias e atividades de pintura e colagem. Caixa de sapato, retalho de pano, tudo vira arte, diversão e cultura para a criançada. “Tudo eu transformo em recurso”, garantiu Conceição Carvalho, bibliotecária e coordenadora do projeto.
O projeto também desenvolve parcerias com várias outras pastas do Executivo Municipal: participa da Caravana do Lazer, da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer, que leva cultura e diversão para as comunidades de São Luís; em conjunto com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), participou também do Brincando no Parque. Na Feira do Livro de São Luís, realizada pela Fundação Municipal de Cultura (Func), já tem lugar cativo: o carro-biblioteca participa e atende crianças e adolescentes durante todos os dias do evento.
Na rede municipal de ensino, a visita do carro-biblioteca acontece sempre entre os dias de segunda e quinta-feira, mediante calendário prévio elaborado pela coordenação do projeto. Às sextas, sábados e domingos, o atendimento é externo. Após envio de ofício com solicitação à Secretaria de Educação, o projeto carro-biblioteca já se apresentou em igrejas e até em festivais. “Nosso intuito é levar, aonde for, a descoberta desse mundo maravilhoso das histórias infantis. Contribuir para a formação de um ser humano através das histórias é algo fantástico", concluiu Conceição.
O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril e foi instituído em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato.


Um comentário:

  1. Trabalhos na saúde, trabalhos na educação é muito bom ver a mudanca que está acontecendo em são Luís, graças ao nosso querido prefeito, eu tenho fé que as coisas vao melhorar e sairemos desse estado crítico.

    ResponderExcluir