terça-feira, 1 de abril de 2014

Alumar vai demitir de uma só vez 500 funcionários no Maranhão

O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar/Alcoa de São Luís - anunciou na última sexta-feira (29) que vai desligar 250 fornos devido à perda de competitividade das operações, diante da elevação dos custos de produção, operação que levaria a demissão de 500 funcionários.

Diante do anúncio, os trabalhadores da categoria procuraram o deputado Rubens Júnior (PCdoB), a fim de solicitar a realização de uma audiência pública para que as demissões sejam discutidas com os trabalhadores e toda a sociedade maranhense.

Segundo a categoria, a justificativa para as dispensas não teria qualquer fundamento plausível, uma vez que a Alumar constantemente é beneficiada com a isenção de impostos estaduais para que mantenha as atividades no estado.

Rubens Jr. Informou que protocolou um requerimento para a realização da audiência pública. “O objetivo é realizemos uma audiência pública, convidando os representantes da Alumar, do Sindicato dos Metalúrgicos, o governo do estado, e se for o caso alguém do governo federal, para que de alguma forma consigamos evitar a demissão destes trabalhadores.”

Rubens Jr. ressaltou que os metalúrgicos fizeram uma denúncia ainda mais grave. “Segundo a categoria a empresa estaria cometendo um desvio de atividade, com a redução da produção de alumínio para vender energia no mercado. Mas que energia seria esta, vocês podem se perguntar, nada mais nada menos do que a energia adquirida pela empresa a baixo custo por meio de benefícios do governo.” Alertou o parlamentar.

O deputado disse que reconhece a importância da Alumar, “mas que a mesma não existiria sem os trabalhadores, sem os metalúrgicos, por tanto devemos ampliar o discurso a fim de atender a categoria e buscarmos uma solução melhor para o problema”, afirmou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário