sábado, 19 de outubro de 2013

MARANHÃO NATUREZA: ANU-BRANCO

Nome Científico: Guira guira


Família:
 Cuculidae
Ordem:
 Cuculiformes
Distribuição:
 Além do Maranhão, Sudeste do Amapá, esta ave é avistada do estuário amazônico à Bolívia, Argentina e Uruguai.
Habitat:
 Vive em campos, lavouras e ambientes abertos.



foto: Gustavo Gonsioroski/Aves do Meu Tempo

Alimentação: Carnívoro, alimenta-se desde gafanhotos 
e percevejos até pequenas lagartas, largatixas e camundongos. Além disso, pesca em águas rasas e, periodicamente, quando a fome aperta, consome frutas, bagas, coquinhos e sementes.






Reprodução: Os ninhos são individuais ou coletivos. No segundo caso, quando a fêmea que o construiu (mas ainda não pôs os seus ovos) o encontra ocupado, não tem dúvida: joga fora os de outras aves. É comum os adultos não zelarem muito bem pelos ovos e até abandoná-los à própria sorte. Vale dizer: os ovos chamam a atenção por serem grandes (de 17 a 23% do peso da fêmea) e de cor verde-marinho. Têm ainda uma espécie de rede em relevo em toda a sua superfície. Os filhotes deixam o ninho antes de aprenderem a voar, mas são alimentados pelos pais.


Fonte: Terra da Gente

2 comentários:

  1. Boa noite Varão.

    Gostaria de saber qual foi sua fonte da foto do Guira guira predando a iguana, essa foto é de minha autoria. Fiquei sabendo disso através de um amigo de Brasilia.

    Aguardo um retorno, Gustavo Gonsioroski.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, peguei do site http://avesdomeutempo.blogspot.com.br/, mas peço desculpa em público e vou restabelecer o o seu crédito na foto. Por engano, achei que seria do site Terra da Gente, como foi dado o crédito no final da postagem. Venha conhecer nossas belezas aqui do Maranhão. Conte com a gente!
      Um abraço.
      Martin Varão

      Excluir