quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Câmara realiza audiência sobre construção de maternidade na Cidade Operária

Roberto Rocha Junior
Atendendo a uma solicitação do vereador Roberto Rocha Júnior (PSB), a Câmara Municipal de São Luís realizou nesta quinta-feira (31), uma audiência pública para debater com a população e demais parlamentares, o projeto de construção da maternidade municipal que deverá ser construída no bairro Cidade Operária. O debate teve a participação de várias autoridades municipais, presidentes de associações, conselhos comunitários, entidades, além de um grande número de pessoas representando á população da Cidade Operária e dos bairros adjacentes. O evento teve como principal objetivo conhecer a opinião da população em relação á construção da maternidade e esclarecer mais detalhadamente sobre todo o processo de desafetação da área verde, para área institucional.
O vereador Roberto júnior iniciou o debate ressaltando sobre a importância de o bairro Cidade Operária sediar uma maternidade de grande porte como essa que deverá construída. Ele destacou que a falta de leitos nas maternidades públicas de São Luís é um problema que aflige muitas mulheres na hora de dar á luz, sobretudo, as que residem no bairro Cidade Operária e nos outros 44 bairros circunvizinhos.
“Hoje as mulheres que residem na Cidade Operária enfrentam muitas dificuldades para encontrar uma maternidade adequada, para que possam ter seus filhos com segurança. Infelizmente, já se tornou comum muitas mulheres darem á luz dentro do carro ou de uma ambulância, pois levam muito tempo tentando se deslocar de uma maternidade á outra. E o mais preocupante, é que esse não é um problema só desse bairro, mas de toda São Luís”, disse.
O parlamentar aproveitou para declarar seu voto favorável ao Projeto de lei para a desafetação da área. “Esse projeto já está em andamento e provavelmente na primeira quinzena de novembro a Câmara já esteja votando. Acredito que todos os vereadores votarão a favor da construção da maternidade, pois todos compreendem a importância e a diferença que ela fará na vida de centenas de mulheres de nossa cidade”, completou.
Em continuidade á audiência, o Secretário Adjunto Municipal de Urbanismo, Diogo Lima, esclareceu que o poder executivo municipal constatou que a área que a própria comunidade escolheu para sediar a maternidade, tem um ponto de referencia único, pois se trata de um local estratégico para atender as necessidades da população.
“A área que deverá sediar a maternidade é um local central, com escola perto, ponto de ônibus e outras características que beneficiará toda a comunidade. Será uma maternidade moderna, com atendimento adequado e humanizado, em respeito aos usuários do serviço público”, disse.
De acordo com o projeto, a maternidade será construída com recursos do Governo Federal e será a primeira maternidade municipal a ter UTI Neonatal e UTI Obstétrica. Em São Luís, apenas duas maternidades possuem UTI Neonatal: Materno Infantil e a São Marcos, que é particular.
(As informações são da assessoria)

OPINIÃO: Francisco Cordeiro

 coordenador da defesa de inspeção sanitária animal da Semapa/Prefeitura de São Luís
(Clic em cima para  ampliar)



quarta-feira, 30 de outubro de 2013

OPINIÃO: SOU DEFICIENTE. E DAÍ?

 SOU DEFICIENTE. E DAÍ?
Por Abdon Murad, advogado
Outro dia cheguei para os meus sócios e fiz uma brincadeira. Disse sério para um deles: “Fulano não quero que você receba mais aqui no escritório determinada pessoa (esclarecimento: essa pessoa é deficiente, como eu). Meu sócio levantou-se assustado e me perguntou: Mais porquê? O que ele te fez? Respondi-lhe: “é o seguinte, fulano tem muitos assuntos com a polícia, vai que resolvem prendê-lo, chegam aqui e prendem o ‘aleijado’ errado?” Todos que estavam na sala caíram na gargalhada.
Conto esse episódio apenas para mostrar que ser deficiente e falar sobre isso não é um tabu na minha vida. Ser deficiente é apenas mais uma das minhas características. Tanto não é tabu que nunca tratei desde assunto, se faço agora é porque li por ai, que um dos motivos que ensejaram o rei Roberto Carlos, meu cantor favorito, a pedir à Justiça que não fosse divulgada sua biografia seria o acidente que sofrera quando criança, no qual perdeu parte da perna direita. Não sei se é verdade.
Talvez essa informação não seja verdadeira uma vez uma de suas mais lindas canções, “o divã”, fala do assunto. Em sendo verdade o rei ainda não saiu do “divã” tampouco superou seus “traumas”, mas isso são apenas “detalhes”. Vamos ao assunto do texto, efetivamente.
Tive poliomielite com pouco mais de um ano de idade, já se vão mais de quarenta. Morando num povoado, com pais analfabetos, o acesso as medidas preventivas como vacinação eram praticamente inexistentes. Assim sendo, eis que naquele tempo o vírus da poliomielite me alcançou, meus pais não faziam ideia do era, fizeram alguns tratamentos caseiros. Como os sintomas não arrefeciam, minha mãe pegou um animal (não haviam estradas), me levou a cidade mais próxima, onde, de lá, a bordo de um pau-de-arara, fomos para Teresina (PI), onde recebi os primeiros cuidados e fui salvo da morte certa (alguém ainda cobrará o porquê de me deixarem “vivinho da silva”. Rsrsrs), ficando com as sequelas. Aqui abro um parêntesis: Os que pensam e alardeiam que o Maranhão mudou e avança cada vez mais rumo ao melhor destino: mais de quarenta anos depois, a grande maioria da pessoas, senão 100% delas, que moram na região do Mearim e adjacências, continuam se socorrendo na rede hospitalar do estado vizinho. E viva o Piauí!
Retorno. Durante os primeiros anos depois da pólio, eu que já andava e corria para todos os cantos, tive que reaprender a andar. Anos depois, fiz um novo tratamento, no Hospital Getúlio Vargas de Teresina, que não resultou em melhora alguma. Recentemente, coisa de uns cinco anos, senti minhas pernas fraquejarem, busquei um tratamento na rede Sarah de São Luís, não era nada demais, o corpo e os anos pesaram mais e tive que buscar apoio numa bengala, a qual alguns amigos dizem que me tornou mais elegante.
A vida da pessoa com deficiência possui limitações, claro. Umas mais outras menos, entretanto, mais importante que as limitações é a vida. É verdade que muitas coisas que deixei de fazer atribuindo à deficiência o fato de não tê-las feitos, deve se ao fato de não haver tentado. Cada um tem sua forma de lidar com suas chagas. A cada um o fardo, qualquer deles, pesa de uma forma distinta.
Quando a mim, costumo dizer que a deficiência não me fez melhor ou pior que ninguém, ela me fez diferente. Talvez, sem ela minha vida tivesse ganhado um outro rumo, se melhor ou pior, não perco tempo indagando. As limitações nos privam de muitas coisas. Ninguém gosta, e com razão, de ser privado de algo. Acho que nunca realizarei o sonho de ser astronauta ou de escalar o Himalaia. Fazer o quê? Tenho que aprender a viver com o que já tenho e ser grato por isso. Por ser deficiente não sou credor de Deus ou da humanidade, além do mais, na minha mente já fui a Lua, a Marte e já escalei todos os picos do mundo, mais de uma vez. E sem dificuldade ou custo algum.
Vivemos em um mundo que não é preparado para as pessoas diferente, um mundo hostil, intolerante, até. Ruas sem calçadas, escadas e rampas perigosas, pessoas mal-educadas ocupando as vagas preferenciais. Todos os dias são desafios e temos que aceitar e lutar para que um dia muitos destes males sejam corrigidos.
Sempre acreditei que aceitar os infortúnios como desafios e não como motivos para desistências nos fazem mais fortes, senão fisicamente, com certeza espiritualmente, pois com eles você aprende a valorizar o que efetivamente tem valor, aprende a enxergar as superficialidades com as quais nos defrontamos, a repeli-las e entender, finalmente, que ser diferente é normal.
A prova maior de que estamos crescendo enquanto pessoa é termos a agradável capacidade de não nos martirizarmos e a rirmos de nós mesmos, dos nossos receios, pecados e deficiências. Ri de si mesmo é uma extraordinária virtude. Muitas das vezes o problema não é como as pessoas nos vêem e sim como nós nos vemos. Pensem nisso.
 Nota do Blogueiro:
Sou do povoado lages, zona rural de nova Iorque, Ma. Ao ler esse depoimento me  sentir representando e emocionado. Foi como um filme que reprisou na minha cabeça. Meu irmão José Normam Varão, há exato 40 anos (que hoje tem 43 anos), passou por esse mesmo calvário. Vendo o sofrimento e o desespero do meu pai José Martins e da minha Vasti. A história do Abdon é idêntica a que aconteceu com ele. A diferença que não ficaram sequelas físicas. 
Martin Varão

terça-feira, 29 de outubro de 2013

ELEIÇÕES 2014: PDT VAI DISCUTIR PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO EM ENCONTROS REGIONAIS

Encontro do PDT no interior do Maranhão
A executiva estadual do Partido Democrático Trabalhista no Maranhão, o PDT, está organizando uma série de eventos nas regionais do estado. O objetivo dos encontros é discutir com a sociedade maranhense uma política de planejamento estratégico para o Maranhão, tendo como base, as práticas de boa gestão pública.
O presidente estadual do PDT, Julião Amim, e o deputado federal Werwerton Rocha   pretendem levar ao povo maranhense a discussão da importância do planejamento nas administrações públicas. “Vamos discutir nesses encontros regionais com o povo   o que existe de mais moderno no jeito de conduzir a gestão”, disse Amim.
Márcio com Julião: preferência dos históricos e da militãncia 
  O empresário de Balsas e dirigente do partido, Márcio Honaiser, disse que o partido sempre levantou e defendeu  a bandeira da educação como ferramenta indispensável para mudar o mundo, mas achou importante a inclusão dessas  discussões com a sociedade sobre gestão dentro do PDT. “Para se ter  gestão eficiente, no setor público ou privado, requer  planejamento estratégico, conhecimento, atitude,  saber fazer, e acima de tudo, perseverança". Honaiser  diz isso com a experiência  de empresário bem sucedido dos setores  agropecuário  e da educação no município de Balsas.
As discussões nesses eventos com sociedade maranhense irão servir para um conjunto de propostas que o partido defende para o desenvolvimento do Maranhão.
datas e locais dos encontros regionais
No contexto político  das eleições de 2014, o PDT sempre fez parte da disputa majoritária. Nas próximas eleições o partido continua ocupando o espaço de   protagonista. Os dirigentes querem disputar a eleição  para  o governo do estado na chapa majoritária no campo das oposições.
 O PDT defende a indicação do vice-governador na chapa do comunista Flavio Dino(PCdoB). O partido vem colocando para apreciação da militância os nomes do empresário Marcio Honaiser, ex-canddiata a prefeita de Imperatriz, Rosangela Curado, ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo como prováveis candidatos na chapa de Flavio Dino.  Mas também o partido não descarta a possibilidade de indicar um candidato a governador. Essa semana a executiva do partido liberou o pré-candidato a governador, Hilton Gonçalo, para que continue tentando viabilizar seu nome para disputa majoritária.













TRANSIÇÃO NA EDUCAÇÃO: VEREADOR LISBOA É O NOME FORTE DO PCdoB PARA ASSUMIR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Lisboa teria recebido convite do prefeito
O prefeito Edivaldo Holanda Junior já teria convidado o vereador Antonio Lisboa(PCdoB ) para a assumir a Secretaria de Educação do município de São Luís no lugar de Alan Kardec que pediu demissão essa semana. As especulações em torno da indicação do vereador comunista marcaram os bastidores políticos  da Câmara Municipal hoje pela manhã.
Antonio Lisboa, o Professor Lisboa  é conhecido pela sua militância na área da educação da capital. É vereador de primeiro mandato e vem fazendo um trabalho de destaque na sua primeira legislatura.
Aceitando o convite do prefeito assume na Câmara Municipal de São Luis o primeiro suplente Paulo Cesar Rodrigues(PcdoB) que teve na última eleição 2.553 votos.


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

PIRATARIA: GOVERNADORA ROSEANA SARNEY COMPRA CAMISA DO SAMPAIO CORREA NO MERCADO NEGRO

governadora com a camisa pirata
A governadora Roseana Sarney(PMDB) apareceu de última hora com a camisa do Sampaio Correa que acabou de subir para segunda divisão do Campeonato Brasileiro. O que chamou atenção foi o fato dela ter vestido uma camisa pirata comprado no mercado negro.
Roseana Sarney perdeu a oportunidade de ajudar ao clube maranhense comprando a camisa oficial com os patrocinadores do clube. Como aqui no Maranhão tudo é politizado, a governadora não vestiu a camisa oficial do Tubarão, pelo fato de ter  a marca da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior(PTC).

camisa oficial com a marca da Prefeitura de São Luís











domingo, 27 de outubro de 2013

Eleições 2014: oposição cada vez mais unida...

Uma reunião realizada na noite da última sexta-feira dissipou quaisquer dúvidas acerca de divisões no seio da oposição maranhense ao domínio político do grupo Sarney. Presidentes, parlamentares e lideranças de vários partidos reafirmaram o firme propósito de marcharem unidos na importante disputa do ano que vem.
Integrantes do PCdoB, PTC, Pros, SDD, PDT, PSB, PP, membros do PT, militantes do PPS e dirigentes de entidades dos movimentos sociais avaliaram que a unidade da oposição é fundamental para que “não se frustre o sentimento de renovação e mudança que está muito forte no coração do povo maranhense”, conforme relatou um dos participantes da reunião.
Os partidos definiram que realizarão reuniões periódicas para debater formação de chapas proporcionais, definir linhas de campanha, elaborar programa de governo e reforçar a unidade que desembocará numa ampla coalizão partidária em torno da pré-candidatura de Flávio Dino ao governo do Maranhão.
Mais uma vez a oposição demonstra seu grau de amadurecimento. As lideranças sabem que a divisão da oposição é a esperança que resta ao grupo Sarney para chegar aos 50 anos de hegemonia política no estado. (Informe JP)

FUTEBOL DO MARANHÃO NA SÉRIE B DO BRASILEIRÃO: SAMPAIO SUBIU


Sampaio empata e está na Série B do Brasileirão de 2014


Imagem: Facebook Sampaio Corrêa FC
Imagem: Facebook Sampaio Corrêa FC
O Sampaio Corrêa conquistou um empate em 1 a 1 em Macaé contra o time da casa e se garantiu nas semifinais da Série C do Brasileirão e também o acesso à Série B do ano que vem. O adversário nas semifinais será o vencedor do duelo entre Treze e Vila Nova.
Com um belo gol de Eloir após estar perdendo por 1 a 0, a Bolívia garantiu o acesso.No jogo de ida, no Castelão, o Tubarão venceu por 5 a 3.
O Sampaio esteve 11 anos fora da Série B, tendo sido rebaixado em 2002. Passou pela Série C e agora volta à segundona. No último acesso, em 1997, o Sampaio foi campeão de maneira arrasadora com o time comandado pelo artilheiro Marcelo Baron.
Blog do Clodoaldo

sábado, 26 de outubro de 2013

MARANHÃO NATUREZA: Weverton Rocha quer acabar com a Reserva Biológica do Gurupi

weverton
O deputado federal pedetista Weverton Rocha quer a suspensão da criação da Reserva Biológica do Gurupi, localizada no Oeste maranhense. A área de 271 mil hectares, foi criada pelo Decreto95.614/88 e é a única unidade de proteção integral do Maranhão.
Weverton Rocha que preside o PDT maranhense apresentou em junho passado à Câmara Federal, projeto de Decreto Legislativo para suspender a Rebio Gurupi. Segundo o deputado a reserva foi criada em uma área onde já havia propriedades privadas e assentamentos do Instituto Estadual de Terras do Maranhão (Iterma).
A Rebio do Gurupi é a última área remanescente de Floresta Amazônica no estado. Localizada entre os municípios de Centro Novo do Maranhão, Bom Jardim e São João do Caru é considerada uma área prioritária para a conservação. Em seus limites encontram-se inúmeras espécies da fauna e da flora ameaçadas.
Segundo Weverton Rocha os agricultores, que continuam lá, ainda não foram indenizados. “A inércia do Poder Público está prejudicando tanto a conservação ambiental dos ambientes naturais da área quanto os agricultores que aguardam a indenização para desocupação”, diz.
A Justiça Federal ordenou a desocupação da terra pelos não índios, e a Funai terá que cumprir essa ordem nos próximos meses.
O deputado presidente do PDT maranhense afirma que o Decreto 95.614 caducou, pois a desapropriação deveria ter sido concluída em até cinco anos depois do ato de criação da reserva. Esse prazo está previsto no Decreto-Lei 3.365/41, que trata da desapropriação por utilidade pública.
As terras que formam a Rebio Gurupi são alvo da cobiça de madeireiros e grileiros, e a devastação já destruiu um terço do lar dos índios Awá. Em agosto, uma operação do Ibama e do Exército fecharam 19 serrarias próximas à Rebio do Gurupi estavam todas irregulares.
Em abril deste ano, a  Polícia Federal deflagrou a Operação Dríade que atuou grupos empresariais que realizavam extração ilegal de madeira na região da Reserva. Guias de transporte e outros documentos expedidos por órgão ambientais falsificados eram utilizados para “esquentar” a origem da madeira, que depois seguia para o exterior. As investigações apontaram na época danos da ordem de cerca de R$ 50 milhões.
A proposta de Weverton Rocha que acaba com a Reserva do Gurupi será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, segue para o Plenário.
Blog do Itevaldo

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

EMPREENDEDORISMO: PREFEITURA DE SÃO LUÍS LANÇA O BANCO DA CIDADE


A Prefeitura de São Luís vai contribuir definitivamente para fomentar o empreendedorismo e a geração de renda da capital através do Banco da Cidade, iniciativa inédita lançada na manhã desta sexta-feira (25), no auditório Reis Perdigão do Palácio La Ravardière, como parte integrante do Programa Avança São Luís. Na cerimônia, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, acompanhado do vice Roberto Rocha, assinou acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de São Luís e o Banco do Nordeste, com o investimento de mais R$ 150 milhões a serem injetados na ampliação de microempreendimentos na capital.
Ao se pronunciar, o prefeito Edivaldo enfatizou a importância do Banco da Cidade para estimular a independência financeira dos pequenos empreendedores com a geração de renda. “Conseguimos realizar essa grande parceria em apenas dez meses de gestão, mais um compromisso pensado durante nossa campanha que estamos honrando. Isso demonstra nosso comprometimento em governar para quem mais precisa, oferecendo oportunidade de crescer e acelerar o desenvolvimento da nossa amada cidade”, afirmou.
Entusiasta do projeto, o vice-prefeito Roberto Rocha salienta que além de oferecer crédito aos pequenos empreendedores, o Banco da Cidade se diferencia por levar o serviço até o potencial cliente, nos bairros. “É uma política diferenciada. Queremos ver todos os pequenos negócios sendo alavancados e, mais do que isso, mostrar ao microempreendedor que ele também pode ser seu próprio patrão, ter independência financeira e qualidade de vida. É a meta que queremos e iremos alcançar”, assegurou


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

MARANHÃO NATUREZA: COM MAIS UMA OBRA IRREGULAR NO RANGEDOR, GOVERNO ROSEANA SARNEY DECRETA O FIM DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA

obra irregular no Rangedor
Mais uma obra irregular para acabar com a Reserva do  Rangedor. Até o final do Governo Roseana Sarney(PMDB) não restará nada da Reserva Ecológica Sítio do Rangedor no bairro do Cohafuma.
 Depois da construção do prédio da Assembleia Legislativa numa área de reserva criada pelo próprio estado para ser preservada, agora o governo cedeu mais uma pedaço do terreno  para construção da sede do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial   do Maranhão – INMeq.
A Estação Ecológica do Sítio Rangedor é uma UC que tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas. É proibida a visitação pública, exceto com objetivo educacional e a pesquisa científica depende de autorização prévia do órgão responsável. Criada pelo Decreto Estadual N 21.797 de 15 de dezembro de 2005, apresenta fitofisionomia de 100% de Formações Pioneiras, inserida no município de São Luis, MA. Assim diz a lei quando foi criado.

plantando uma muda  de umbu no rangedor
O projeto de construção irregular do Inmeq vai  ser erguido em uma área de 4.485 metros quadrados. O terreno foi doado pelo Governo do Estado e a construção será feita com recursos da instituição. A obra está orçada em R$ 2,5 milhões.
Da área de 121 hectares o governo já ocupou com a construção do Multicenter Sebrae, Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, Assembleia Legislativa e agora a sede do Inmeq.  





SUSTENTABILIDADE: CODEVASF BENEFICIA MAIS DE 20 MIL PESSOAS COM CISTERNAS DO PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) já beneficiou com cisternas do programa Água para Todos mais de 20 mil pessoas dentro da área de atuação da empresa no Maranhão. Cada cisterna pode armazenar 16 mil litros de água durante os períodos de chuva. Nesses meses, a água é captada no telhado da casa por um sistema de calhas e de canos para o interior das cisternas. A quantidade armazenada é capaz de abastecer famílias de cinco pessoas por períodos de estiagem de até oito meses (desde que a família use a água apenas para beber e para cozinhar).
As cisternas instaladas pela Companhia são de polietileno e as principais vantagens do material são a resistência, a rapidez de instalação e as condições de armazenamento da água, que impedem a incidência de luz solar e evitam a proliferação de algas que podem causar danos à água. Com a observância de cuidados básicos, que são comunicados pela Codevasf aos beneficiados, a água é própria para beber e para o preparo de alimentos.

No Maranhão houve instalação de cisternas nos municípios de Alto Alegre do Maranhão, Anajatuba, Arari, Cantanhede, Codó, Matões do Norte, Miranda do Norte, Peritoró, Pirapemas, São Mateus do Maranhão, Viana e Vitória do Mearim. Outros municípios que receberão cisternas são: Capinzal do Norte, Coroatá, São João Batista e São João do Sóter. A meta inicial de instalação de 4.302 cisternas já foi concluída. Existe ainda um aditivo para mais 1.075 cisternas, o que aumenta a meta atual para 5.377 unidades.


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

FRASE DO DIA: "Quem não tem expectativa de vida, não dá valor algum a vida do próximo".

radialista Roberto Fernandes
"Quem não tem expectativa de vida, não dá valor algum a vida do próximo".
Roberto Fernandes

Proteja nossas crianças. Preserve sua vida. Roberto Fernandes, radialista -  hoje pela manhã no programa "Ponto Final" na Mirante AM. Esse vídeo mexicano que chocou o mundo retrata muito bem a realidade das crianças de rua  no Brasil. Qual o futuro?

Niños haciendo cosas de adultos en Mexico / kids doing adult stuff in Me...

CÂMARA DE SÃO LUÍS: VEREADOR ROBERTO ROCHA JUNIOR QUER DISCUTIR COM A COMUNIDADE A CONSTRUÇÃO DA MATERNIDADE NA CIDADE OPERÁRIA

vereador quer discutir com a comunidade
O vereador Roberto Rocha Júnior (PSB), solicitou por meio de requerimento, na sessão desta quarta-feira (23), na Câmara Municipal de São Luís, a realização de uma audiência pública para discutir a importância da primeira maternidade municipal de grande porte que poderá ser construída no bairro da Cidade Operária.
 De acordo com o parlamentar, essa audiência tem o objetivo de debater junto com a comunidade e demais vereadores, a viabilidade do terreno que foi escolhido pela comunidade, visto que se trata de uma área verde. “Irá passar pela Câmara o projeto que visa tratar a desafetação da área verde para área institucional. Nesse sentido, nós gostaríamos de realizar essa audiência com a comunidade e com os vereadores para esclarecer qualquer  dúvida, e para que não haja nenhum tipo de dificuldade para a viabilização desse projeto”, ressaltou. 

Na oportunidade, Roberto Júnior mostrou um abaixo assinado com mais de cinco mil assinaturas, entregue a ele pelo Conselho Comunitário da Cidade Operária e Áreas Adjacentes, manifestando-se favoráveis á construção da maternidade. No abaixo assinado, a comunidade pede também que nessa mesma área seja construída uma praça e que o restante da área seja cedido á comunidade para a construção de um Centro Social e de uma igreja matriz. O requerimento do vereador foi aprovado por todos os vereadores presentes na sessão. A audiência ficou marcada para acontecer dia 31 de outubro.

ELEIÇÕES 2014: PDT LANÇA HILTON GONÇALO PRÉ CANDIDATO A GOVERNADOR, mas por enquanto, só nas redes socais

A cara de empolgação de Julião Amim
A executiva estadual  PDT sinalizou positivamente para lançar candidato ao Governo do Maranhão nas eleições de 2014. O apoio ao candidato Flavio Dino(PCdoB) vinha dada como certa, mas, com permanência do ex-prefeito de Santa Rita Hilton Gonçalo no partido, os pedetistas aproveitam para mandar um recado direto. O Blog do Varão tem conversando com dirigentes e militantes  do partido da rosa e constatou que a insatisfação, insegurança e incerteza é muito grande.

O ex-prefeito de Santa Rita  procurou um partido até o último dia de prazo de filiações, terminou tendo que se contentar em permanecer no PDT. Com isso se juntou a fome com a vontade de comer. Explico: com a perda de 10 deputados federais, em Brasília, os pedetistas perderam  força para continuar na briga de indicar o vice. Mas pela cara de empolgação do presidente  Julião Amim  (foto) e ausência de militantes  do partido(que sempre fazem festa em momentos como esse) a candidatura do médico não vai passar das redes sociais.

Prefeitura de São Luís - Avança São Luís - Habitação

terça-feira, 22 de outubro de 2013

TV ASSEMBLEIA: SINAL ABERTO E DIGITAL ENTRA NO AR DE FORMA DEFINITIVA NO MÊS DE NOVEMBRO

presidente Arnaldo Melo e Cristiane Moraes
Dulce Brito, diretora de comunicação da AL
A Tv Assembleia deve entrar no ar de forma definitiva no sinal aberto e digital no mês de novembro. O Blog do Varão manteve  contato  com a diretora de comunicação da Assembleia Legislativa, que segundo ela, nesse primeiro momento o sinal opera em fase experimental. Dulce Brito disse ainda que os ajustes no sinal fazem parte do cronograma estabelecido pela EBC Notícias que é empresa que  administra a questão operacional.
A Tv Assembleia já está no ar pelo canal digital  51.2 que faz parte de uma das quatro plataformas do sistema operacional do transmissor de 5 quilos que foi  destinado  pelo Senado Federal para operar no Maranhão.  Com esse transmissor o sinal vai ter um alcance no raio  de 50 quilômetros atingindo com qualidade toda a Região Metropolitana da Grande São Luís.

 Para entrar de forma definitiva depende da conclusão da obra da sede da tv no Parque do Rangedor que estão bastante avançadas. A diretora do complexo da comunicação do poder legislativa disse que o compromisso da TV Assembleia é levar informação de qualidade com prestação de serviço a população do Maranhão.













EMPREENDEDORISMO: FEIRA DE NEGÓCIOS EM IMPERATRIZ

Além de fomentar a abertura de novos negócios, a ampliação e a inovação nas empresas, a Feira do Empreendedor 2013, vai oferecer durante toda a sua programação – que vai de 06 a 09 de novembro, no Centro de Convenções de Imperatriz – o Espaço Inovação e Sustentabilidade, com o intuito de mostrar que é possível conciliar a sustentabilidade aos negócios, e com isso, despertar nos visitantes uma visão empreendedora sustentável.
O espaço reservado para a apresentação e discussão da Sustentabilidade, terá programação diária, contando palestras e painéis de oportunidades de negócios sustentáveis. Com a realização da Feira do Empreendedor 2013, o Sebrae pretende não apenas acelerar o crescimento da região, mas também promover o desenvolvimento de forma sustentável, através da conscientização dos visitantes, que serão os futuros empreendedores da cidade ou melhorar os que já empreendem e precisam inserir o ideal da Sustentabilidade nos seus negócios.
Parceiros da feira
Os principais eventos da programação do espaço serão o “Painel de Negócios Sociais: uma inovadora forma de empreender, obter lucro e benefícios para a comunidade”; a palestra “Negócios sustentáveis, tendências e perspectivas”, o “Painel Temático sobre Sustentabilidade Empresarial”; o “Painel: Empreendedorismo em negócios criativos” e o “Painel Cultura Ativa: Oportunidades de negócios com a lei de incentivo ao esporte e cultura”.
Para mediar essas palestras, o Sebrae convidou gestores de empresas sustentáveis do Maranhão e de outros estados, diretores de ONGs e institutos respeitados, consultores do Sebrae conhecidos nacionalmente, representantes da Secretaria Estadual de Cultura e do Ministério da Cultura, além de professores universitários graduados na área.
A Feira do Empreendedor 2013 busca proporcionar, através dos palestrantes convidados, que os visitantes vivenciem a sustentabilidade empresarial na teoria e na prática.
As inscrições para participar das palestras e painéis de oportunidades sustentáveis oferecidas pela Feira do Empreendedor 2013, estão sendo feitas na Unidade Regional do Sebrae de Imperatriz, que está localizada na Rua Alagoas, número 300, no Bairro Juçara ou pelo site da Feira do Empreendedor: www.feiradoempreendedorma.com.br. Para mais informações, é só ligar no telefone do Sebrae, (99) 3525 – 2254 ou 0800 570 0800.

MIRANDA DO NORTE: POPULAÇÃO DE 24.427 HABITANTES COM 27.441 CONSULTAS E CIRURGIAS DE GLAUCOMA NO PERÍODO DE 1 ANO, diz auditoria do SUS no município

Hospital em Miranda do Norte: população inteira teve problema de visão
O levantamento feito pelo SUS sobre problemas relacionados a desvio de recursos da área da saúde no Brasil, que apontou desvios milionários em diversos estados inclusive no Maranhão e foi destaque no jornal Folha de São Paulo, apontou uma situação só encontrada na literatura ao averiguar os atendimentos feitos pelo Hospital Pedro Cruz Vera Bezerra na cidade Miranda do Norte, situada a  138 km de São Luis.
Enquanto no livro do escritor português, José Saramago, chamado “ Ensaio Sobre a Cegueira”, a população inteira de uma cidade é atingida por uma doença oftalmológicos, no relatório dos auditores do SUS constatou que no período de abril de 2010 a junho 2011 foram realizadas 27.441 consultas relativas a casos de Glaucoma.
Este número é maior do que a população da cidade de 24.427 habitantes conforme dados do IBGE. O relatório atenta para um detalhe importante: Glaucoma é um tipo de doença oftalmológica que se manifesta nas faixas etárias mais avançadas e a população da cidade com idade superior a 40 anos é 5.982 pessoas e portanto o número máximo de pacientes portadores de Glaucoma esperados na população é de 120 pessoas.
O relatório traz depoimento da médica especializada em oftalmologia que prestava atendimento no Hospital, onde ela confirma que em média fazia em 60 consultas semanais com  apenas dois ou três casos de Glaucoma, mas o SUS acabou pagando por um numero de consultas superior à população da cidade  e por conta disto o relatório da auditória  aponta um prejuízo superior a R$ 600 mil reais e recomenda que seja cobrado o ressarcimento deste valor.
Do Maranhão da Gente


ELEIÇÃO NA CÂMARA: TRÊS NOMES NA DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA



Astro, Chico e Honorato
Os bastidores da Câmara Municipal estão aquecidos para a escolha do próximo presidente do legislativo municipal. Após cinco mandatos consecutivos, Isaías Pereirinha (PSL) não poderá tentar reeleição por conta de Resolução baixada este ano que acabou com a reeleição para os mesmos cargos da Mesa Diretora.
O nome do atual vice-presidente Astro de Ogum (PMN) é sempre o mais lembrado e tido como favorito para a disputa. Porém, o próprio Astro de Ogum nunca parece muito animado para a disputa. Ele mesmo tem dado demonstrações de que apoiará o segundo nome mais forte na disputa: o líder do governo, Honorato Fernandes (PT). Astro o apoia com a garantia de manter o poder e influência que possui hoje como vice-presidente. Honorato tem bom trânsito após a articulação com a base aliada do governo na Casa, mas ainda tem a desconfiança.
Como muitos vereadores temem que Honorato deixe o legislativo muito a mercê do Executivo, tem se trabalhado na construção de uma terceira via. Com este vácuo eleitoral, aparece outro nome com força para a disputa: a do vereador Chico Carvalho (PSL) que tem lutado para se viabilizar.
A eleição na Casa tradicionalmente é antecipada, geralmente acontecendo no meio do ano. Porém, com muitos vereadores candidatos no pleito de 2014, a tendência é a antecipação ser um pouco maior, para abril, garantido os votos de quem estará em campanha a partir de junho.
Do Blog do Clodoaldo Correia


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO: VEREADORA COBRA RECUPERAÇÃO DA CIRETRAN DE BALSAS


vereadora do pt cobra recuperação  da ciretran
A vereadora de Balsas Fransuíla Farias(PT) usou hoje a tribuna da Câmara Municipal para pedir ao prefeito Rochinha(PSB) que  intercedesse junto ao diretor do Detran André Campos para a recuperação da Ciretran de Balsas. O Blog do Varão esteve no município no mês de abril e constatou o abandono do prédio e o desperdício de dinheiro público. REVEJA A POSTAGEM ABAIXO DO DIA 02 DE ABRIL DE 2013:

fachada do prédio abandonado em Balsas
O Detran do Maranhão é o órgão responsável pela organização e fiscalização do transito no Estado. A instituição  tem 16 ciretrans espalhadas nas cidades polos do Estado. A central de Balsas que foi construída para atender a demanda dos 10 municípios da Região Sul(Balsas, Alto Parnaíba, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Felix de Balsas, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso) está abandonada. O prédio  foi construído na administração do Governo Jackson Lago e atualmente parece não estar nas prioridades da gestão  do Detran de São Luis.
situação da estrutura interna do prédio
  O novo gestor da instituição no Estado, André Campos, precisa dar uma solução urgente para esse descalabro do desperdício  dinheiro público. A população da região cobra que o Estado apresente uma resposta urgente para o uso desse espaço público.  A cidade de Balsas vive um caos no trânsito sem ter para quem apelar. O prédio foi abandonado há 5 anos. A   estrutura física tem espaço para receber toda gestão administrativa do órgão na região. As portas do prédio, telhado e toda fiação elétrica foram roubadas.  
os vândalos já levaram tudo
Balsas fica  na Região Sul  do Maranhão, sendo uma cidade estratégica do ponto de vista administrativo do transito maranhense no Sul do Estado. De acordo com o IBGE(2010) o município tem uma população de 83 mil habitantes.  A economia vive de uma moderna agricultura empresarial. A cidade tem hoje uma frota de 23.767 veículos circulantes, sendo a quarta maior  frota de veículos do Estado.   A primeira é São Luis com 247. 997, Imperatriz, 76.592 e Caxias, 26.931. O trânsito na cidade é considerado um dos piores do Estado. Com trafego caótico e desorganizado o número de acidentes cresce a cada ano.