quarta-feira, 21 de agosto de 2013

PROTESTOS EM BURITICUPU: madeireiros organizam manifestação contra o Exército Brasileiro para defender interesses econômicos e continuar desmatando a Reserva Ecológica do Gurupi


manifestantes fecharam hoje a BR 222 em Buriticupu
A manifestação contra a presença do Exército Brasileiro que aconteceu hoje no município de  Buriticupu, ( há 470 km de São Luis), - Região da Pré Amazônia Maranhense foi articulado pela indústria da extração ilegal da madeira.  Centenas de manifestantes fecharam a BR.222 que corta o município. Tudo se trata de uma questão econômica. Depois que os militares do exercito ocuparam a região, a indústria da madeira entrou em colapso.
a operação visa a preservação da Reserva do Gurupi
A operação do Governo Federal para combater o desmatamento ilegal, “Força-Tarefa Pátria Brasil” e Ibama há dois meses impede o transporte e a comercialização de madeira extraída de forma ilegal no município. Com o impacto da operação,  a industria ilegal de madeira que movimenta a economia da cidade teve uma queda de 75%. A tática dos madeireiros foi se unir e tentar jogar a população  contra os militares, numa tentativa de desmoralizar a operação perante a opinião pública.
São vários tipos de acusações que vão de pedofilia a estupro.  É natural, com  a presença de centenas de militares numa cidade pequena, o assédio seja inevitável. Só que houve um exagero dos madeireiros para tentar atingir em cheio uma operação que tem como objetivo preservar o que resta da Reserva Biológica do Gurupi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário