quarta-feira, 20 de março de 2013

DIVISÃO DO MARANHÃO GANHA FORÇA COM A CHEGADA DE NOVOS GESTORES MUNICIPAIS NO SUL DO ESTADO


Estive recentemente na Região Sul do Estado conversando com alguns gestores municipais. Todos lamentavam a distancia do poder central onde as decisões acontecem. Os prefeitos acreditam que boa parte da ausência das  políticas públicas nos municípios são provocadas  pela  distancia de São Luis.
Nicó - prefeito  de São Domingos do Azeitão
foto: Zeqroz Neto
 São Domingos do Azeitão fica a 605 km de São Luis.  O prefeito  Nicodemus Ferreira(PMDB) lamenta que tem  dificuldade em acompanhar o andamento de projetos para o município no Governo do Estado. Segundo ele, qualquer problema por menor que seja, precisa da presença do gestor nos tramites das secretarias do governo. Nicó, como é mais conhecido, disse ainda  que todo trabalho burocrático das empresas precisam ser reolvidos na capital. Para o prefeito tudo isso são entraves para o desenvolvimento da região.
Rochinha, prefeito de Balsas
foto:Zeqroz Neto

 Em Balsas, o prefeito Luis Rocha Filho , o Rochinha(PSB) disse que tenta diminuir o percurso usando avião particular, mas sabe que são poucos os gestores municipais na região   que dispões desse meio de transporte. “A ideia de dividir o Estado é unânime entre os prefeitos da região e começa a ganhar fôlego com a chegada dos novos gestores. Para desenvolver nossos municípios precisamos do estado cada vez mais perto de nós em todos os sentidos”, finalizou.
Elano, prefeito de Nova Colinas
foto: Zeqroz Neto







Em Nova Colinas que fica 700 km de São Luis - município pequeno, de 5 mil habitantes,  o prefeito Elano Matias(PRB) de 33 anos, disse que custa muito caro manter um escritório em São Luis para um pequeno município. “Eu sinto na pele ter que viajar uma vez por semana à capital, muitas das vezes correndo risco de vida, em alta velocidade para amenizar a distancia e ganhar tempo para resolver os interesses de Nova Colinas”, ressaltou.  Vou entrar nessa luta de criar um novo estado e desenvolver nossa região, finalizou.
Crisógono, prefeito de Riachão
fotos: Zeqroz Neto



O prefeito de Riachão, que a cidade fica a 890 km da capital,  disse que  divisão do estado aproxima as decisões do poder central dos interesses do município. Crisógono Rodrigues(PTdoB), disse que a divisão do Maranhão ganhou bastante força com a chegada dos novos gestores. Para ele  a dificuldade da chegada das políticas públicas nos municípios mais distantes vem forçando os políticos a mudarem de opinião sobre a necessidade da divisão do Maranhão.
senador Lobão, autor do projeto







O projeto de dividir o Estado é do senador Edson Lobão(PMDB. O novo estado teria 49 municípios com um território de aproximadamente 120 mil km2. Essa ideia de divisão vem de muito longe: é uma reivindicação, uma aspiração de todo o povo daquela região sul do estado; Já  houve uma tentativa nesse sentido ainda na Constituição de 1988.



mapa do Maranhão do Sul
O projeto  do Maranhão do Sul ficaria com os seguintes municípios: Açailândia, Imperatriz, Barra do Corda e Nova Iorque, Balsas, Carolina, Itinga, Cidelândia, São João do Paraíso, Estreito, Vila Nova dos Martírios, São Pedro D’Água Branca, João Lisboa, Amarante, Senador La Rocque, Buritirana, Tasso Fragoso, Ribamar Fiquene, Porto Franco, Governador Edison Lobão, Montes Altos, Campestre, Riachão e Brejão.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Essa historia vem de quando eu era criança, não aguentei esperar tanto. hoje moro em rondonia e o governo aqui é atuante. O governo aqui ficam mais perto e as cidades so ganham com isso. Tenho vergonha de ser maranhense, por ser um dos estados mais atrasados da federal, e um dos mais velhos de esploração do Brasil.

    ResponderExcluir